Outubro já está acabando, mas ainda dá tempo de reforçar mais uma vez, como faço todos os anos aqui no blog, a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Esse ano fui convidada para participar do evento realizado pela Femama em prol do Outubro Rosa, infelizmente não pude comparecer, mas aproveito esse espaço, mais uma vez, para compartilhar com vocês informações importantes a respeito do câncer de mama.
Segundo as orientações da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), é necessário “mobilizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce através da realização da mamografia, a fim de aumentar o percentual de mulheres na faixa etária de 40 a 70 anos que conseguem realizar a mamografia, que hoje é de apenas 12%, segundo do Inca”.
A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas, é útil para detectar o câncer de mama em fase inicial, assim como descobrir alguns tipos de cânceres antes mesmo que os nódulos sejam sentidos pela paciente ou médico.
O mamograma também é usado parar conferir um nódulo achado num exame físico ou no auto-exame, ajuda a determinar quais nódulos são cancerosos e quais são benignos e pode mostrar exatamente onde o nódulo está localizado na mama antes da cirurgia ou da biópsia para removê-lo.
Aos 30&Alguns acho extremamente importante compartilhar informações que possam ajudar no combate ao câncer de mama, especialmente por ter perdido uma pessoa mais do que querida que lutou durante anos contra a doença.