A Pesquisa Avon: A Mulher diante do Envelhecimento, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, respondida pela internet por 1000 mulheres de 45 a 65 anos de todas as regiões do país, durante o mês de abril de 2016, revelou que mulheres com mais de 45 anos, de forma geral, assumem a idade  com orgulho, mostrando atitude, e querem, acesso a toda tecnologia para ter a melhor aparência para o seu rosto, mas ainda sentem preconceito por parte da sociedade.

Quase 68% das entrevistadas acreditam que as mulheres mais velhas são mais valorizadas hoje do que eram há 10 anos e celebram sua aparência, 7 em cada 10 se consideram bonitas e 78% disseram que as pessoas as consideram mais jovens. Quando questionadas se mentem a idade, a negativa é quase unânime e 65% não se preocupam com a opinião de terceiro para estar feliz com sua aparência.

Para pouco mais de 40% das entrevistadas, uma das principais cobranças é em relação à forma de se vestir e  por 3 em cada 10 mulheres outro preconceito levantado  está ligado à carreira, apesar de mais maduras e experientes, muitas se sentem menos valorizadas no ambiente profissional, especialmente as que passaram da faixa dos 50.

Apesar dessa geração inaugurar uma nova forma de enfrentar o processo de envelhecimento, com atitude, orgulho e intenção de investir na beleza e no bem-estar, entre as limitações percebidas, a mais evidente para elas é no vestuário. A sociedade ainda tem em mente uma ideia equivocada da mulher nesta faixa etária, provavelmente com base nas mulheres de gerações passadas, muita gente defende limitações ao seu comportamento. O resultado da pesquisa mostra que a maioria das mulheres dessa geração está com a autoestima alta e, confirma a tendência de mudança de comportamento com relação à forma como encaram o envelhecimento.

Ao falarem sobre mudanças físicas provocadas pelo envelhecimento, principalmente as mais evidentes, como cabelos brancos e sinais na pele do rosto e do corpo, as mulheres mostram que se preocupam em amenizar os efeitos da idade, mas muitas não fazem isso com a intenção de parecer mais jovem, e sim de manter a aparência que mais faz sentido para ela.

Diferentemente de gerações passadas, 58% apoiam a atitude das mulheres que optaram por assumir cabelos brancos. A maioria, no entanto, não está disposta a deixar os cabelos brancos expostos.

As rugas são o terceiro motivo mais citado para a insatisfação com a aparência, atrás apenas do excesso de peso e flacidez. As brasileiras querem retardar as rugas, mas ainda estão longe de investir o necessário no cuidado preventivo com a pele do rosto.  Independentemente da classe social, os tratamentos estéticos realizados por profissionais especializados fazem parte dos desejos de 65% das mulheres que nunca fizeram nenhum procedimento desse tipo no rosto.  Entre os tratamentos mais comuns elencados, o mais citado foi beber muita água (56%), seguido pelo uso de hidratantes (55%) e de cremes anti-idade (51%). Apesar de 58,7% das entrevistadas afirmarem usar cremes anti-idade, metade diz que inclui o cuidado em sua rotina diária. E 50,5% começaram a usar os produtos anti-idade antes dos 41 anos.

Segundo a Avon, a marca Renew é a mais usada pelas brasileiras na categoria de anti-idade. A cada minuto, são vendidos 4,9 produtos Renew no país. A marca conta com seis linhas – Clinical, Genics, Vitale, Reversalist, Ultimate e Platinum – que oferecem às consumidoras, a partir dos 25 anos, uma série de benefícios para a pele do rosto. Com tecnologia de última geração, a mais avançada no tratamento cosmético anti-idade, os produtos são desenvolvidos no Instituto Avon Skincare, em Suffern, nos Estados Unidos, dentro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Avon.

Para mais informações sobre a Avon no Brasil, acesse:
www.avon.com.br
www.twitter.com/avonbr
www.facebook.com.br/AvonBR

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Discover more from Portal Vida Adulta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading