Segundo o Dr Irwin Goldstein, diretor do San Diego Sexual Medicine e editor-chefe do Journal of Sexual Medicine, uma queixa sexual comum entre homens é a incapacidade de atingir o orgasmo,problema conhecido como Transtorno Orgásmico Masculino, alguns homens não conseguem atingir o orgasmo durante a relação sexual, embora possa ejacular com estimulação manual ou oral, outros podem atingir o orgasmo no coito, mas apenas depois de uma estimulação não-coital muito prolongada e intensa e tem outros ainda que só conseguem ejacular mediante a masturbação e existe um subgrupo (menor) que atinge o orgasmo apenas ao despertar de um sonho erótico.
Para que esses fatos ocorram, há uma variedade de explicações possíveis, no entanto, os médicos geralmente são capazes de identificar o problema através de testes biológicos e psicológicos.
- Hipotiroidismo: A glândula tireóide não produz hormônio suficiente, podendo lesar os órgãos envolvidos na produção e transmissão do impulso sexual.
- Hipogonadismo: deficiência dos hormônios reprodutivos, com ou sem defeitos de fertilidade, os testículos não produzem testosterona suficiente.
- Causas psicológicas: podem incluir depressão, ansiedade, transtorno do pânico ou de algum tipo.
- Efeito colateral: causado por algum medicamentos antidepressivos, como os inibidores selectivos da recaptação de serotonina (ISRS).
- Problemas neurológicos: infarto, esclerose múltipla e neuropatia diabética podem limitar sua capacidade de orgasmo.
- Lesões físicas: as lesões da medula espinhal e outros ferimentos graves podem ter efeito na capacidade de atingir o orgasmo.
- Problemas da próstata: incluem infecções ou a cirurgia que afetam a próstata ou de outros órgãos pélvicos.
Aos 30&Alguns vale a pena lembrar que o câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade, apesar da origem do CP ser desconhecida, embora seja considerado o fator genético,já que a presença em parentes de 1º grau aumenta a probabilidade de diagnóstico em 18%, o diagnóstico precoce é importante, visto ser esse um câncer curável nos estágios iniciais.
Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento, o tumor somente é detectado em exames clínicos e laboratoriais de rotina, o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico (PSA).
Alguns pacientes se queixam de “dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstrução urinária. Sangramento na urina pode ser uma queixa, embora mais rara… dores ósseas como sinal de uma doença mais avançada (metástases)… anemia, perda de peso, adenopatias (ínguas) no pescoço e na região inguinal podem também ser a primeira manifestação da doença.”
Em todos os casos acima citados, sempre é importante lembrar de procurar um médico.
fontes: Health.com, PsyqWeb e ABC da Saúde.