Verão chegou, ano novo, janeiro é um mês que muitos adultos, pais e mães em especial, tiram férias para aproveitar com os filhos e é sempre bom estarmos atentos as condições de nossos carros. Nós recebemos da Ford algumas dicas de itens que precisam ser verificados antes de pegar a estrada garantindo uma viagem segura, para isso é necessário fazer um checkup no carro antes de pegar a estrada.
- Revisões periódicas: mantê-las em dia é a melhor maneira de assegurar que não aconteçam imprevistos durante a viagem. Os distribuidores autorizados Ford são os locais indicados para essas revisões, que devem acontecer a cada seis meses de uso ou 5 mil km no primeiro ano, o que ocorrer primeiro. Após esse período, as revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 10 mil km, podendo variar de acordo com o modelo do carro. A informação pode ser verificada no manual do veículo.
- Fluidos: é preciso checar a qualidade e quantidade dos fluidos necessários ao bom funcionamento do carro. São eles: água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento (também conhecido como a água do radiador). O ideal é que essa verificação aconteça com o carro frio, pois, quando ligado, o líquido presente no radiador muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real. Além disso, o líquido aquecido produz vapores que podem causar queimaduras. O fluido da direção hidráulica também deve ser verificado a cada 100 mil quilômetros.
- Palhetas do para-brisa: item indispensável para assegurar a visão do motorista ao dirigir em condições adversas, como chuva, por exemplo. Com o tempo, as palhetas ficam gastas e devem ser substituídas.
- Luzes: verificar o funcionamento de todas as luzes disponíveis no veículo, como lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina dianteiro, guia de led, pisca alerta e luzes de freio. Em alguns casos, certificar-se também sobre o acendimento automático.
- Pneus: calibre os pneus com regularidade. Isso proporciona direção mais leve e melhor estabilidade e eficiência do carro, menor consumo de combustível e redução de emissão de gases nocivos na atmosfera. Cada carro possui uma calibragem ideal que pode ser verificada no manual do produto.
- Estepe: não se esqueça de calibrar o estepe.
- Macaco, chave de rodas, gancho de reboque, triângulo e chave de porca: Saiba onde encontrar os itens necessários para efetuar a troca do pneu, caso necessário.
Com o verão e as altas temperaturas, acabamos utilizando com o ar-condicionado com mais frequência, e ele acaba sendo um dos equipamentos mais exigidos durante uma viagem de carro, abaixo algumas dicas da forma mais proveitosa para melhorar a eficiência e prolongar a vida útil desse item, além de aumentar o conforto dos passageiros.
- Ao entrar em um carro com temperatura interna muito alta, abaixe completamente os vidros por alguns minutos, até que o ar quente saia. Depois disso, ligue o ar-condicionado no máximo para resfriar o veículo rapidamente.
- Se a temperatura internar cair mais do que o desejado, não desligue o ar. Primeiramente, ajuste a velocidade da ventilação ou, até mesmo, aumente em alguns graus a temperatura. Isso ajuda a mantê-la constante, evitando o “liga-desliga” do aparelho.
- Se estiver muito frio na frente, mas não suficientemente atrás, posicione as saídas de ar para o teto ou para os lados. Assim, o ar circulará e resfriará a cabine de maneira uniforme.
- Estacione na sombra sempre que possível ou use uma superfície refletora sobre o painel ou no para-brisa, evitando que parte do interior do veículo fique exposta diretamente ao sol. Isso faz com que a temperatura interna fique um pouco mais amena e que o resfriamento da cabine seja alcançado mais rapidamente, consumindo menos combustível.
- Em cidades com climas muito quentes, a escolha de cores mais claras, tanto as externas quanto as de acabamento, ajudam a reduzir, especialmente nos veículos estacionados sob o sol, o calor no interior do automóvel.
- Se não estiver tão quente, desligue o ar-condicionado e abaixe as janelas ou use apenas a ventilação, evitando a utilização sem necessidade do equipamento.
- Siga o cronograma de manutenção periódica do seu carro para trocar o filtro de ar da cabine. Não basta removê-lo, é necessário, de tempos em tempos, substituí-lo.
- Se o interior do veículo deixar de alcançar a temperatura desejada normalmente ou se o resfriamento estiver inconsistente, é recomendada verificação técnica para uma reparação adequada, com peças e acessórios originais, se for o caso.
- Após anos de funcionamento, é possível que algum fluido refrigerante vaze do ar-condicionado e impeça o correto funcionamento do sistema. O fluido, então, deve ser reposto em um distribuidor autorizado.