Você já ouviu falar do Programa Brasil Sorridente?
O Programa Brasil Sorridente, tem como objetivo mudar a realidade de parte da população brasileira que não têm acesso à escova de dente com regularidade (4 escovas por ano), o que acaba acarretando incidência de cárie e de doença periodontal, um problema de saúde pública.
Segundo o Ministério da Saúde, o Programa já instalou 1.159 consultórios odontológicos completos e em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde passou a autorizar o fornecimento de consultórios odontológicos para as novas Equipes de Saúde Bucal (ESB), de qualquer porte e estabeleceu que novas equipes podem ser credenciadas em locais onde exista apenas Agentes Comunitários de Saúde.
Segundo Gilberto Pucca,coordenador do Programa,“Uma cárie não tratada compromete a saúde da boca e outras doenças começam a ser diagnosticadas. A prevenção de doenças bucais só é possível com uso regular e contínuo de escova e pasta de dente. Não queremos apenas criar um hábito em adultos, mas um hábito familiar. Todas as pessoas que fazem parte dessa família têm que ter acesso à saúde bucal”, devido a esse motivo, nesse ano serão distribuídos 40,6 milhões de kits de saúde bucal (pasta de dente e escova) em todo o Brasil .
Desses kits, 32,4 milhões serão entregues para as Equipes de Saúde Bucal (ESB) em 4.597 municípios e os outros 8,2 milhões de kits, serão enviados para escolas públicas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
As Equipes de Saúde Bucal (ESB) “estão em municípios que atendem a, pelo menos, um dos seguintes critérios: IDH igual ou inferior a 0,7 e população até 50 mil habitantes na Amazônia Legal e 30 mil nas demais regiões; integraram o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde – PITS; ou atendem populações remanescentes de quilombos ou residentes de assentamentos.”
Cobertura do Programa:
– Região Nordeste: 72,1% da população atendida (mais de 38 milhões de pessoas), possui a maior quantidade de Equipes de Saúde Bucal (ESB) em atuação, com um total de 8.508.
– Região Centro-Oeste: 50,3% de sua população atendida, com 1.446 equipes em atuação.
– Região Norte: 6,8 milhões de pessoas (45,3% da população) são atendidas por mais de 1,2 mil equipes.
– Região Sul: 42,7% da população atendida e 2.346 equipes estão credenciadas.
– Região Sudeste: 27,4% da população atendida (21,9 milhões de pessoas).
Para saber maiores informações sobre o programa, visite o Portal da Saúde.
Aos 30&Alguns, acho fundamental compartilharmos informações que podem beneficiar outras pessoas.