O inédito “Cu Li nunca Chora”, premiado em Berlim , e o polêmico “A Gangue” estreiam na Filmicca
A FILMICCA anunciou as estreias de Fevereiro de 2025 com uma seleção de 20 filmes, com destaque para obras inéditas como o vietnamita “Cu Li Nunca Chora” e o argentino “Nossos Dias Mais Felizes”, obras contemporâneas como o premiado filme ucraniano “A Gangue”, o drama polonês “Fuga” e o japonês “Hanalei Bay”, baseado na obra de Haruki Murakami, além de curtas-metragens premiados como o nacional “Letícia, Monte Bonito, 04” e o tailandês “A Garota do Capim-limão”.
CU LI NUNCA CHORA – LONGA INÉDITO PREMIADO NO FESTIVAL DE BERLIM
Vencedor do Prêmio de Melhor Filme de Estreia no Festival de Berlim em 2024, o inédito drama vietnamita estreia com exclusividade na FILMICCA em 28 de Fevereiro.
Dirigido por Pham Ngoc Lân, “Cu Li Nunca Chora” segue a história de uma mulher, que depois de buscar as cinzas de seu marido na Alemanha, retorna para sua casa no Vietnã. Em sua bagagem, ela carrega Cu Li, um lóris-pigmeu que herdou do falecido. Enquanto isso, sua jovem sobrinha se prepara para casar-se, devido a uma gravidez inesperada. O prsente em que os personagens vivem e os ecos complexos da história vietnamita se entrelaçam de forma contemplativa e poética.
A GANGUE – A OBRA QUE IMPACTOU CANNES E A MOSTRA DE SÃO PAULO
Sergey, um jovem surdo-mudo, começa a estudar num internato especializado que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição entre seus estudantes, “a tribo”. Neste novo ambiente, ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos, o que lhe garante o respeito dos colegas. Quando ele conhece Anna, uma das amantes do líder da gangue, ele acaba quebrando uma das regras veladas da tribo.
Rodado em linguagem de sinais e sem narração ou legendas, o drama ucraniano “A Gangue” foi dirigido por Myroslav Slaboshpytskiy e recebeu o Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, além de dezenas de outros prêmios em diversos festivais pelo mundo. Um filme avassalador que mostra que o amor e o ódio não precisam de tradução. Estreia dia 7 de Fevereiro
NOSSOS DIAS MAIS FELIZES – JOIA DO CINEMA ARGENTINO
Em uma cidade tranquila no litoral da Argentina, Agatha e seu filho Leônidas possuem uma relação tão próxima de mãe-filho que ele nunca ousou construir uma vida além do lar familiar. Um dia, Agatha acorda no corpo de uma menina: como ela, mas com oito anos. Enquanto a família tenta se ajustar a novas formas de dependência física e emocional, a irmã mais velha de Leônidas, Elisa, é chamada para casa, e talvez velhas feridas possam finalmente sarar.
“Nossos Dias Mais Felizes”, é o segundo longa de Sol Berruezo Pichon-Riviére, a talentosa diretora de “Mamãe, Mamãe, Mamãe”, que realiza um conto adorável e inspirador sobre família e relacionamentos, envelhecimento e mortalidade. Estreia dia 14 de Fevereiro
HANALEI BAY – BASEADO NA OBRA DE HARUKI MURAKAMI
Um adolescente japonês é morto enquanto surfava no Havaí. Sachi, sua mãe, viaja para a Baía de Hanalei e enfrenta essa perda repentina. Desde então, ela visita a ilha todos os anos na mesma estação e fica algumas semanas para se reconectar com seu filho. Ela não consegue preencher o vazio de uma distância insuportável, até que um dia Sachi conhece dois jovens surfistas que possuem a mesma idade de seu filho quando ele morreu.
Baseado no conto do premiado escritor Haruki Murakami, “Hanalei Bay” é dirigido por Daishi Matsunaga e estreia dia 28 de Fevereiro.
OBRAS CONTEMPORÂNEAS EM DESTAQUE
Solange, que está na casa dos sessenta anos, suas 3 filhas e Zouzou, sua neta de 14 anos, passam alguns dias no campo. Uma oportunidade para Solange anunciar a notícia: ela tem um novo homem em sua vida. E o lado sexual do relacionamento, elas devem conversar sobre ou ignorar?
“Zouzou” é uma comédia francesa cativante realizada por Blandine Lenoir, que aborda a sexualidade feminina em diversos estágios da vida. Estreia dia 7 de Fevereiro.
Uma mulher desconhecida que sofre de perda de memória aparece um dia na estação principal de Varsóvia. Dois anos depois, atendendo pelo nome de Alicja, ela é reconhecida em um programa de televisão e volta para sua família. No entanto, ela será capaz de se relacionar com pessoas que antes eram próximas a ela, mas agora são completos estranhos?
“Fuga” é o segundo longa da diretora Agnieszka Smoczyńska e é um drama psicológico atmosférico dominado pela poderosa atuação de Gabriela Muskała, que também escreveu o roteiro do filme. Estreia dia 14 de Fevereiro.
Uma pedra cai do céu em uma aldeia. Duas amigas partem para encontrá-la no campo. No caminho, elas conversam, lembram de uma amiga falecida, riem, discutem, encontram outras pessoas. No caminho, poesia é lida, poesia é ouvida, poesia é sentida no vento. Do início do dia até a luz se apagar. Uma ou mais despedidas, mas também encontros e promessas. Um filme sobre amizades, paisagens de inverno e algo tão inútil e necessário quanto a poesia.
De Santiago Loza, o argentino “Amigas em uma Estrada Rural” estreia dia 14 de Fevereiro.
Um casal e seu filho adolescente ganham a vida no topo de uma colina, lavando roupa para hotéis locais, apesar do fornecimento intermitente de água. A vida simples deles é virada de cabeça para baixo pela chegada de uma equipe de pai e filha, formada por adivinhos e cavadores de poços, que prometem pôr fim a essa existência precária encontrando uma fonte na colina árida. Mas, no final das contas, esses recém-chegados saciam uma sede muito maior do que a simples necessidade de água.
Primeiro longa de Svetla Tsotsorkova, “Sede” é uma obra impressionante, mostrando que na luta da existência diária, a sede de amor pode ser maior do que a da própria vida. Estreia dia 21 de Fevereiro.
Na mesma data, estreiam o japonês “Uma Costa Distante”, de Masaaki Kudo, um drama social poético sobre uma jovem mãe em Okinawa, e o chileno “A Morte Virá e Levará Seus Olhos”, de José Luis Torres Leiva, sobre duas mulheres que viveram a vida toda juntas e se veem enfrentando a doença iminente de uma delas.
Completando os lançamentos, “Má Influência”, de Claudia Huaiquimilla, estreia dia 28 de Fevereiro.
O rebelde Tano é enviado de Santiago para o sul do Chile sob a custódia de seu pai, a quem ele não vê há anos. Em sua nova escola, ele conhece Cheo, um garoto tímido que sofre bullying por conta de suas origens indígenas. Os dois forasteiros se tornam amigos ao aprender a enfrentar suas próprias dificuldades: enquanto Tano fica menos bravo, Cheo encontra força ao reivindicar sua identidade. O envolvimento na luta com a comunidade Mapuche os transformará.
DE VOLTA AO ACERVO
O fantástico drama argentino “Mamãe, Mamãe, Mamãe”, de Sol Berruezo Pichon-Riviére, retorna ao acervo da FILMICCA em 7 de Fevereiro.
Numa manhã de verão, uma garota se afoga na piscina de sua casa. O pequeno corpo fica lá até que sua mãe o encontre. Ela deixa a outra filha, Cleo, sozinha em casa por horas. A menina fica à espera da tia, que chegará com suas primas: Leoncia, Manuela e Nerina. Cada uma dessas jovens está imersa em um microcosmo particular. Enquanto Cleo, marcada pela tragédia da irmã, é incapaz de expressar esse sentimento, sua mãe fica trancada no quarto, deprimida. Assim, Cleo, junto com as primas, mergulha no mundo feminino da infância, repleto de questões como o medo de nunca ter beijado, o medo de ficar sozinha para sempre, o medo da menstruação e a mudança irreversível em direção ao amadurecimento.
CURTAS PREMIADOS
No interior do Rio Grande do Sul, Laís conhece a intensa Letícia, com quem passa uma tarde letárgica de verão. Prêmio do Público no Mix Brasil, “Letícia, Monte Bonito, 04”, dirigido por Julia Regis, estreia no dia 7 de Fevereiro.
De acordo com a superstição tailandesa, uma virgem pode afastar a chuva plantando capim-limão de cabeça para baixo sob um céu aberto. Essa crença continua prevalecendo até hoje. Conforme as nuvens começam a se formar, uma jovem gerente de produção em um set de filmagem é encarregada de executar essa tradição. Enquanto suas colegas de trabalho fogem do dever, ela não tem escolha a não ser assumir o fardo de se tornar a garota do capim-limão. Dirigido por Pom Bunsermvicha, “A Garota do Capim-limão” estreia dia 14 de Fevereiro.
No mesmo dia, estreia “O Verão e Todo o Resto”, de Sven Bresser. Quando no final do verão as últimas balsas com turistas partem para o continente, junto com a maioria dos amigos do jovem Marc-Antoine, ele e seu amigo Mickael ficam para trás na ilha deserta. Mickael está cheio de planos para partir, mas Marc-Antoine conseguirá escapar de sua rotina solidificada?
Do diretor de “Cu Li Nunca Chora”, Pham Ngoc Lân, apresentaremos dois de seu curtas-metragens realizados antes de seu primeiro longa. Em “O Rio Invisível”, o diretor conta histórias que acontecem no local: uma mulher reencontra seu ex-amante em uma usina hidrelétrica; enquanto isso, um jovem viaja rio abaixo até um templo em busca de uma cura para sua insônia. Já em “Terra Abençoada”, uma mulher e seu filho visitam o túmulo de seu falecido marido. Eles vagam por um longo tempo sem encontrar a lápide. Sua memória foi corroída ou o túmulo foi escondido em algum lugar sob a grama verde dos novos campos de golfe? É verdade, para os novos ricos, a terra para os vivos brincarem é melhor do que a terra para os mortos descansarem. Os dois filmes estreiam em 21 de Fevereiro.
Edouard mora há cinco anos em Porto Príncipe apenas com sua filha Zara. Desde que sua esposa foi embora, sua filha e ele só receberam uma fita cassete dela, e isso foi há muito tempo. Depois de anos de ausência, o que podemos esperar de um amor distante? Exibido no Festival de Sundance em 2024, “Sonhos Como Barcos de Papel”, de Samuel Frantz Suffren, estreia dia 28 de Fevereiro.
Na mesma data, estreiam o mexicano “A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Seu Terno”, de Gabriel Herrera Torres, uma encenação lúdica com papéis invertidos que mira na arrogância dos conquistadores coloniais, e o francês “Depois do Amanhecer”, de Yohann Kouam, uma odisseia ambientada no coração de uma habitação pública.
MY FRENCH FILM FESTIVAL | 15ª EDIÇÃO
A nova edição do My French Film Festival segue em cartaz na FILMICCA até o dia 17 de Fevereiro, com uma seleção de 14 filmes, entre longas e curtas, disponíveis para os assinantes da plataforma.
Sobre:
A FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, com lançamentos semanais, incluindo obras inéditas, exclusivas e de grandes festivais.
Com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos cineastas e de grandes diretores do cinema mundial, a FILMICCA possui um vasto acervo com cerca de 500 títulos disponíveis, incluindo obras de importantes realizadores como Chantal Akerman, Kiyoshi Kurosawa, André Novais Oliveira, David Cronenberg, Mia Hansen-Løve, Miloš Forman, Víctor Erice, Kinuyo Tanaka, Djibril Diop Mambéty, entre outros.
Serviço:
Onde assistir: www.filmicca.com.br ou nos apps para Smart TVs Samsung, LG ou com Android/Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. Disponível também em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Os aplicativos possuem compatibilidade com Chromecast.
Planos de Assinatura: R$ 150,00 no Plano Anual e R$ 24,90 no Plano Mensal.
Disponível em todo o Brasil.
Em Fevereiro de 2025 na FILMICCA
- 07/02: A Gangue, de Myroslav Slaboshpytskyi (Ucrânia, 2014) – 18 anos
- 07/02: Letícia, Monte Bonito 04, de Julia Regis (Brasil, 2020) – 14 anos
- 07/02: Zouzou, de Blandine Lenoir (França, 2014) – 16 anos
- 07/02: Mamãe, Mamãe, Mamãe, de Sol Berruezo Pichon-Riviére (Argentina, 2020) – 14 anos
- 14/02: Nossos Dias Mais Felizes, de Sol Berruezo Pichon-Riviére (Argentina, 2021) – 14 anos
- 14/02: Fuga, de Agnieszka Smoczyńska (Polônia, 2018) – 16 anos
- 14/02: Amigas em uma Estrada Rural, de Santiago Loza (Argentina, 2022) – 14 anos
- 14/02: A Garota do Capim-limão, de Pom Bunsermvicha (Tailândia, 2021) – 14 anos
- 14/02: O Verão e Todo o Resto, de Sven Bresser (Holanda, 2018) – 16 anos
- 21/02: Sede, de Svetla Tsotsorkova (Bulgária, 2015) – 14 anos
- 21/02: Uma Costa Distante, de Masaaki Kudo (Japão, 2022) – 16 anos
- 21/02: A Morte Virá e Levará Seus Olhos, de José Luis Torres Leiva (Chile, 2019) – 16 anos
- 21/02: O Rio Invisível, de Phạm Ngọc Lân (Vietnã, 2020) – 14 anos
- 21/02: Terra Abençoada, de Phạm Ngọc Lân (Vietnã, 2019) – 14 anos
- 28/02: Cu Li Nunca Chora, de Phạm Ngọc Lân (Vietnã, 2024) – 14 anos
- 28/02: Hanalei Bay, de Daishi Matsunaga (Japão, 2018) – 14 anos
- 28/02: Má Influência, de Claudia Huaiquimilla (Chile, 2016) – 16 anos
- 28/02: A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Seu Terno, de Gabriel Herrera Torres (México, 2021) – 14 anos
- 28/02: Depois do Amanhecer, de Yohann Kouam (França, 2023) – 16 anos
- 28/02: Sonhos Como Barcos de Papel, de Samuel Frantz Suffren (Haiti, 2024) – 16 anos