No episódio do dia 14 de novembro, o ativista social e criador do jornal Voz das Comunidades, Rene Silva, se junta aos apresentadores Fabio Porchat, Francisco Bosco, Emicida e João Vicente no “Papo de Segunda”, no GNT. Morador do Complexo do Alemão, Rene debate com os apresentadores a importância de entender que “favelado não é bandido”, frase do jornalista que viralizou nas redes. Eles falam também a respeito da realidade das favelas que o brasileiro não vê – ou não quer ver – e como é possível ajudar a corrigir essa miopia social.
Em seguida, o grupo aproveita o lançamento do livro de contos “Pequenas Vinganças”, do jornalista Edney Silvestre, para refletir sobre as diferenças entre justiça e vingança, e como o último sentimento pode ser um sintoma da opressão cotidiana e histórica.
Os cinco debatem sobre o poder de injustiças sociais e pessoais na vontade de revidar, e os perigos desse tipo de atitude. Inspirados na época da escola, os apresentadores e Rene ainda recordam o tempo de sala de aula e questionam se o local onde costumavam se sentar revela, ou não, suas personalidades e comportamentos. A partir daí, o grupo se questiona até que ponto a organização de lugares impactou sua formação.
O “Papo de Segunda” vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no GNT.