Em um país como o nosso, onde as pessoas são cheias de superstições e boa parte da população acredita que é melhor guardar segredo sobre os seus projetos e sonhos por causa do mau olhado e que a inveja alheia, o “olho gordo” podem acabar atrapalhando o andamento dos planos, eis que um fato pode acabar surpreendendo, testes realizados  desde 1933 mostram que as pessoas que compartilham com os demais suas intenções são menos propensas a realizá-las, ao anunciar seus planos acabam satisfazendo a auto-identidade apenas o suficiente para que sintam-se menos motivado para trabalhar duro e realmente realizar o planejado.

O estudo mostra que não devemos anunciar nossos planos para os amigos, mesmo pensando que eles podem nos apoiar, que seria bom criar um networking para informar as pessoas sobre os próximos projetos, já que nesse caso a lei da atração não funciona.

Em 1933, W. Mahler descobriu que se uma pessoa comunicasse a solução de um problema, e fosse reconhecido por outras pessoas devido a esse descobrimento, para o cérebro do descobridor esse fato se tornava uma “realidade social”, mesmo se a solução para o problema não tivesse sido totalmente alcançada.

Peter Gollwitzer, professor de psicologia da NYU (New York University) estuda esse fenômeno desde 1982, autor do livro “Symbolic Self-Completion” e um artigo publicado recentemente, “When Intentions Go Public: Does Social Reality Widen the Intention-Behavior Gap?”, um resultado de quatro testes diferentes realizados com 63 pessoas descobriram que aqueles que guardaram suas intenções dos demais tinham uma maior probabilidade de alcançá-las do que aqueles que anunciavam para as outras pessoas o que pensavam em fazer.

Uma vez que o indivíduo exterioriza suas intenções, acaba tendo uma sensação prematura de realização, pelo simples fato de colocado para fora, o cérebro acaba negligenciando novos “símbolos de identidade” que formulam a autoimagem, pois sente-se satisfeito, antes mesmo de iniciar a concretizar os objetivos.

Na verdade o mau olhado e a inveja alheia nos prejudicam menos do que o nosso próprio cérebro, então quando você tiver uma nova idéia, um novo projeto, fique quieto e só abra a boca, depois que tiver realizado o planejado, não deixe o seu cérebro te sabotar. #ficaadica.

Via.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

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