- No Rio de Janeiro, desde 1998 o cidadão que tiver seus documentos roubados, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência, tem gratuidade na emissão da segunda via de documentos.
Para maiores informações, acesse: Associação Estadual dos Servidores da Justiça Federal do Rio de Janeiro - Todo acidente de trânsito que envolva motoqueiro, independente de ser culpado ou não, ambas as partes devem registrar um RO (Registro de Ocorrência – documento emitido por órgão competente que relata as circunstâncias de acidentes ou registra o roubo/furto do veículo), caso isso não seja feito, o motoqueiro pode registrar ocorrência alegando a fuga do outro veículo (motorista) envolvido no acidente sem que o mesmo tivesse prestado socorro. Por esse motivo, nunca esqueça em caso de acidente, de registrar um RO.
- As dicas abaixos, circulam na internet já faz algum tempo, mas vale a pena relembrar:
– Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva ‘SOLICITAR RG’
– Quando solicitado, coloque o número do telefone do trabalho ou celular , assim como o endereço do trabalho atrás do cheque
– Tenha uma cópia (frente/verso) de todos os documentos que carrega na carteira, e mantenha em um lugar seguro, em caso de roubo você saberá informar o que lhe for solicitado
– Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados
– Ligue para o SPC e SERASA para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF - Você sabia que já é possível obter online a emissão da certidão de antecedentes criminais?
Para isso basta acessar: servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao - Você sabia que “fica dispensada a exigência de autenticação, em cartório, das cópias de documentos exigidos por órgãos integrantes da Administração Pública Estadual, direta, indireta e suas fundações, em todo o Estado do Rio de Janeiro”?
Para saber mais sobre a Lei Nº5069, acesse: alerjln1.alerj.rj.gov.br
Aos 30&Alguns acredito que sempre é bom compartilhar informação.