Documentário ‘Antonio Vitor, Paisagens Possíveis’, que narra conexão do pintor com a arte e poesia na periferia de São Paulo. Antonio Vitor e entrevistados compartilham como as histórias de familiares e de moradores na região da represa Billings, em Diadema, inspiram as suas pinturas
Domingo, dia 22 de outubro, estreia no SescTV, a partir das 22h30, o documentário ‘Antonio Vitor, Paisagens Possíveis’, com direção de Marcelo Camera. A obra explora a trajetória do pintor Antonio Vitor, destacando sua busca por poesia e arte em um mundo marcado pela degradação e excesso de informação. Suas andanças pela periferia de São Paulo capturam paisagens ricas em contrastes, entrelaçadas com as próprias vivências, de sua família e de moradores na região da represa Billings, em Diadema, onde também vive o artista. Disponível sob demanda em sesctv.org.br, a partir de 22/10.
Entre relatos sobre suas inspirações e exibições de suas obras, o artista compartilha o que motiva a sua trajetória. “A periferia é a referência de quem eu sou. Com as suas casas, seus acontecimentos, pessoas, cães, roupas no varal, com tudo. Ela se tornou a base do meu trabalho, porque eu posso exercitar a razão, porque eu a conheço”, pontua Antonio Vitor.
Nascido em São José do Rio Pardo, Antonio Vitor é filho de lavradores, e se mudou para São Paulo com apenas um ano de idade, vivendo em diversos bairros, incluindo Cambuci e Guaianazes. Na década de 70, licenciou-se em desenho, plástica e gravura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Desde 1987, mora em Diadema em sua casa-ateliê, junto à esposa Mônica Lencioni, escultora, e ao filho José Vitor, designer gráfico. Ao longo da vida, trabalhou em variadas profissões para se sustentar.
SERVIÇO:
- Estreia no SescTV – Antonio Vitor, Paisagens Possíveis
- Estreia: 22/10 (domingo), às 22h30
- Classificação indicativa: Livre
- Direção: Marcelo Camera
- Brasil, 2006, 54 min.