Outro dia estava conversando com um amigo fotógrafo e ele me chamou a atenção para um fato que para nós brasileiros é tão normal que em outros lugares não é. Aqui no Brasil quando uma atriz, apresentadora, cantora, dançarina, chega ao auge do sucesso, ela tem um ensaio fotográfico para a revista Playboy.

Isso acontece aqui, em terras tupiniquins onde as pessoas julgam tudo e todos mais pela aparência do que por qualquer outro mérito.

Você não escuta, por exemplo, dizer que a Julia Roberts, Gwyneth Paltrow, Beyounce, … está no auge do sucesso e resolveu sair na Playboy, mas aqui não, fez sucesso na novela, mostra os atrativos para geral.

Outra coisa tão comum na nossa cultura do sexo, suor e cerveja, são propagandas com apelo sexual. Já repararam a quantidade de propagandas em que tem sexo envolvido quando na verdade o produto que está sendo vendido nada tem haver com sexo?

Tem propagandas de venda de produtos online em que o objeto do desejo é um beijo, isso lembra um pouco prostituição… sei lá, será que nesse site pode-se anunciar a venda de uma noite de amor?

Tem outra propaganda que para vender um guaraná, mostra as pessoas se beijando, bebe o guaraná dá beijo na boca. Eu amo guaraná, mas nunca bebi um guaraná e sai por aí querendo beijar ninguém na boca. Vai ver que esse guaraná em especial, da propaganda, vem com um extasy, viagra ou algo parecido.

Um tempo atrás tinha uma propaganda das pessoas nuas e na verdade estavam vendendo jeans. Realmente não entendi.

Será que a nossa população necessita tanto assim de apelos, não tem noção de comprar um produto pelo que ele é e tem que ser bombardeada de informações sexuais relacionadas a qualquer objeto?

Será que quando o auge de uma celebridade no Brasil é sair nua na revista Playboy, nossos valores não estão para lá de atrapalhados?

Aos 30&Alguns, vejo que não sou puritana, mas pelo menos sei ter discernimento entre um produto que tem haver com sexo e outro que nada tenha haver. Sei também que quando tiver meus filhos será cada vez mais difícil ensiná-los qualquer valor relacionado a relacionamentos, sexo e comportamento, quando o que a maioria da população quer mesmo é sacanagem ….. e será que quer?

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

One thought on “Sexo & Brasil”
  1. COMENTÁRIO TRANSFERIDOS DO ANTIGO 30&ALGUNS QUE ESTAVA HOSPEDADO NO BLOGSPOT:

    D disse…

    Oi, vim retribuir a visita (elegantemente atrasada, é claro – rs). Pode ficar a vontade para rir (tanto do estado físico quanto da “fuga com o trapezista”), e para retornar sempre que quiser.

    Quanto as campanhas publicitárias… é complicado mesmo. Tenho uma professora que sempre contava o caso de um colega de profissão que desistiu de assistivir tv porque a cada vez que ele ligava o aparelho tinha pelo menos 10 motivos para entrar com ações pela violação ao direito do consumidor. É realmente estranho ver alguém “comprando um beijo” via internet ou sair por aí beijando todos porque bebeu um refrigerante… tem tantas outras formas de vender os produtos de forma inteligente e não apelativas…

    Um abraço
    Sexta-feira, 24 Novembro, 2006

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com