Uma pesquisa feita e escrita por Palmer, Rosch e Chase em 1981, mostrou que as pessoas pensam, recordam, imaginam e reconhecem objetos a partir de uma perspectiva. Palmer pediu para que um grupo de pessoas desenhasse um copo de café e eis o que desenharam:

perspectiva

Todos fizeram um desenho similar, observe a perspectiva dos copos, alguns estão “de frente”, mas a maioria são provenientes de uma perspectiva como se quem visse estivesse um pouco acima do copo e olhando para baixo, e compensafos um pouco para a direita ou para a esquerda.

Se você pedir para alguém desenhar uma xícara de café, as chances são que os desenhos serão similares aos desenhos acima, a não ser que a pessoa trabalhe com design, saiba desenhar bem, aí é outra história.

Imagens de cavalos em vários ângulos foram mostradas para diferentes pessoas, a maioria reconheceu a imagem mais rapidamente como um cavalo a partir desta mesma perspectiva, mesmo que a maioria nunca tenha olhada um cavalo de cima a maior parte do tempo. A pesquisa também foi feita com pessoas reconhecendo cão ou gato pequenos. A perspectiva canônica ganhou, embora quando as pessoas geralmente vêem gatos ou cães muito pequenos, olham principalmente do alto, e não apenas um pouco acima. A pesquisa mostrou que as pessoas imaginam um objeto a partir dessa perspectiva.

Via.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Discover more from Portal Vida Adulta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading