*Por Luiz Kazuo
A tecnologia cada vez mais transforma o mundo em uma grande plataforma mobile. Pedir uma pizza com um click de dentro do carro, chamar um táxi via aplicativo, ou até mesmo fazer compras no supermercado a caminho do trabalho já são serviços comuns. Com tantas possibilidades, todos nos perguntamos quando a tecnologia será capaz de solucionar aquele trânsito a caminho do trabalho ou de reuniões, ou aquela superlotação em transportes públicos que prejudica diariamente milhares de pessoas nas grandes cidades. A verdade é que essa realidade que parece futurista já existe. A adoção de ferramentas que permitem a comunicação remota e a colaboração entre pessoas, empresas, departamentos, parceiros, fornecedores, etc são cada vez mais comuns no cenário corporativo, diminuindo a necessidade de locomoção. Tecnologias de áudio web e videoconferência podem, por exemplo, permitir ao funcionário ter acesso a todas as ferramentas de trabalho de sua casa ou de qualquer outro local, possibilitando uma interação real entre equipes de colaboradores.
Essas novas formas de trabalho, comunicação, interação e colaboração podem racionalizar radicalmente o trânsito nas grandes cidades. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, os moradores da cidade de São Paulo gastam em média duas horas e quarenta minutos no trânsito para o trabalho por dia, acumulando um déficit de 21 bilhões de dólares em horas de trabalho e gastos com combustíveis. Pensando nessas perdas e na necessidade de aumentar a produtividade, hoje muitas empresas já começam a implantar a perspectiva do home office como uma tendência crescente, transformando o conceito de trabalho, não necessariamente em um local, mas sim em uma ação que pode ser desenvolvida de qualquer outro lugar que seja interessante para o colaborador e também para a companhia. Da mesma forma, podemos pensar no uso de tecnologias de colaboração para a realização de treinamentos a distância, entrevistas de emprego pelas áreas de RH, comunicação com parceiros e fornecedores em cidades distintas, mais agilidade e comodidade para funcionários que realizam trabalhos de campo, etc. Tudo isso vai na linha de reinventar soluções para os problemas da mobilidade urbana, deixando no centro da discussão a qualidade de vida que queremos para o futuro das próximas gerações. Isso não é só discurso, mas sim uma necessidade real. Obviamente existem muitas barreiras culturais para que esse conceito se dissemine em larga escala, mas o caminho para a adoção de tecnologias capazes de melhorar a vida das pessoas é irreversível.
Para tornar este novo conceito de trabalho real, o uso combinado de tecnologias de colaboração, cloud computing e virtualização são necessários. Estando mais acessíveis do que nunca, este tipo de tecnologia chegou depois de um amadurecimento do mercado e investimentos locais em infraestrutura de rede. Hoje as ofertas de tecnologia de áudio, web e videoconferência vêm aumentando, diminuindo custos e melhorando o atendimento local. Já é muito mais barato investir em ferramentas de colaboração a distância do que se imagina, permitindo à empresa e funcionários uma nova forma de comunicação, a fim de melhorar o rendimento e a satisfação de ambos os lados. Isso representa um ganho para todos os lados envolvidos no cenário empresarial. Se por um lado o colaborador ganha em qualidade de vida, agilidade em seus processos de trabalho e aumento da sua produtividade, a empresa que adota este tipo de sistema torna sua comunicação mais eficiente, agiliza seus processos internos e aumenta o aproveitamento de tempo de seus funcionários. Além disso, a empresa pode ter alguns ganhos secundários, como economia com custos fixos (água, energia elétrica e afins) e com custos variáveis (viagens e deslocamentos ).
Como papel de toda grande inovação, a tecnologia também deve melhorar o bem-estar social de todos, diminuindo o fluxo de pessoas que se deslocam diariamente dentro de grandes centros, permitindo assim uma qualidade de vida melhor a toda a sociedade urbana.
*Luis Kazuo é country manager da Arkadin no Brasil