A maioria das pessoas que eu conheço e até recentemente eu mesma, não me preocupava em fazer um orçamento mensal, em planejar os gastos, o que vai ser gasto com que, onde e porque.
O dinheiro entrava, parte saia para as contas mensais, outra parte era sacada no banco e sumia da carteira como um passe de mágica. Até que eu anotava muitas coisas, como movimentação bancária, de cartão de crédito, mas o dinheiro do dia-a-dia voava e eu nem sabia ao certo para onde ia.
Comecei a fazer um curso online e resolvi compartilhar algumas dicas com vocês.
Um orçamento é a base sobre a qual a sua vida financeira é construída, todas as outras decisões financeiras são apêndices do orçamento, ou seja, o orçamento é a árvore e tudo que você adquiri através dele é o fruto.
O orçamento é o tronco maciço, profundamente enraizada no chão, já o novo carro que você quer comprar, o apartamento, etc, esses são os frutos.
Os gurus financeiros muitas vezes recomendam que 15% do seu orçamento seja guardado para um plano de aposentadoria, mas como fazer isso se você ainda precisa descobrir onde estão esses 15%?
Todos nós sabemos que é uma necessidade real começar a guardar algum dinheiro hoje, a questão é de onde vem esse dinheiro?
Antes de começar a planejar o seu orçamento, anote o que você gostaria de fazer com o seu dinheiro. Sair da dívida? Pagar a sua casa? Investir mais intensamente na aposentadoria? Arrumar dinheiro para tirar umas férias com a família luxo? Comprar uma TV nova?
Escreva suas metas financeiras, este é o primeiro passo para plantar a sua árvore, ajudá-la a criar raízes, e vê-la crescer, anote suas metas a curto e longo prazo.
Agindo assim, você verá que irá pensar duas vezes ou mais antes de fazer uma compra espontaneamente, por exemplo, se você não consegue passar em frente a uma vitrine e não comprar um par de sapatos, você não precisa tomar medidas drásticas para manter-se fora de lojas de calçados (a não ser que você seja um comprador compulsivo), o que você realmente precisa é reconhecer a sua realidade financeira e criar uma parte do seu orçamento para isso.
Lembre-se que endividado ou não você deve criar o hábito de fazer orçamentos mensais, assim seu dinheiro irá trabalhar e durar mais. Qualquer que seja o seu rendimento, você precisa de um orçamento.
A forma mais eficaz e eficiente para gerir o seu dinheiro leva entre uma a duas horas por mês, comece a anotar seus gastos no seu smartphone.
Lembre-se que o orçamento não é previsão, você só tem que saber cada vez que dinheiro novo entrar em sua vida: “O que eu quero fazer com esse dinheiro antes que receba meu pagamento novamente?”