Um novo estudo publicado na edição de março do Journal of Women’s Health, uma publicação do departamento de medicina da Universidade do Texas, sobre a saúde da mulher, mostrou que pesquisadores descobriram que um número significativo de mulheres avaliadas em intervalos de seis meses simplesmente não perceberam os ganhos recentes de peso.
466 mulheres de diversas etnias foram acompanhados durante 3 anos, quase 1/3 delas não perceberam quando engoradaram cerca de 2 quilos durante um período de seis meses e 1/4 não percebeu engordar quase 4 quilos durante o mesmo período de tempo.
O estudo realizado nos EUA, descobriu que mulheres Afro-Americanas e mulheres usuárias de injeção anticoncepcional, percebiam mais o ganho de peso do que as mulheres brancas ou hispânicas.
Em 2010, um outro estudo também realizado nos EUA, que pesquisou 2.224 mulheres entre 18 e 25 anos de idade, de diferentes etnias, descobriu que quase quatro em cada 10 mulheres com sobrepeso acreditavam ser mais magras do que realmente eram.
Utilizando o IMC (índice de massa corporal) e a autopercepção de peso, os pesquisadores descobriram que 36,8% das mulheres com sobrepeso e 10,5% das mulheres obesas acreditavam estar abaixo do peso ou com o peso normal.
Apenas 16% das mulheres com peso normal acreditaram estar com excesso de peso. A grande maioria (84%) acreditava estar com o peso normal ou abaixo do peso.
A partir do momento que qualquer indíviduo com sobrepeso não percebe que está acima do peso ideal, acaba não fazendo esforço para perder o excesso de peso, o que implica em uma epidemia de obesidade., muitas mulheres não percebem que estão ganhando peso principalmente porque não é uma ou duas refeições grandes que ajudam com os quilinhos extras e sim as refeições diárias, as besteiras que comemos durantes os intervalos entre elas, enfim as escolhas de vida.
Aos 30&Alguns me pergunto, será que as mulheres brasileiras percebem quando estão acima do peso? Acredito que muitas, pelo menos que conheço, acham que estão mais gordas do que realmente estão.
Eu, por exemplo, sei que estou bem acima do peso que deveria estar, desde que engravidei deveria ter perdido alguns quilinhos extras que fazem questão de me acompanhar, como se fossemos melhores amigos, mas e a dificuldade e a preguiça, combinadas com a falta de tempo para me exercitar?
Poderia comer comidas mais saudáveis, o que faço durante o dia, mas a noite é comum comer pizza, cachorro-quente, hamburguer, enfim, tudo que é fácil e rápido de fazer mas que engorda horrores.
Tenho total consciência do problema, assim como, creio eu, uma boa parte das mulheres, o problema é conseguir efetivamente juntar uma série de ações no dia a dia que ajude a jogar para bem longe esses quilinhos que não tem nada de melhores amigos.
O que você acha? Você sabe se está com o peso ideal?
Via