Na semana passada falei sobre o Projeto Imagem Solidária, como todos sabem a saúde em nosso país é um assunto sério e parece que os governantes, nossos representantes que foram eleitos por nós, por não passarem nem perto do sistema único de saúde (SUS), deixam que o caos se instale e a população sofrida permaneça por horas, dias e muitas vezes meses aguardando por um atendimento.
Como consequência, aqueles que podem, não porque o dinheiro está “sobrando”, mas muitas vezes porque apertam aqui e enxugam gastos alí, acabam pagando por um plano de saúde.
Hoje o objetivo é o mesmo de quando escrevi o post sobre o Projeto Imagem Solidária que acontece no Rio de Janeiro, a intenção é mostrar que apesar do descaso com a população na maior parte do tempo, felizmente tem projetos, programas e informações legais referentes ao que está acontecendo em diversas cidades do Brasil que devem ser compartilhados.
Você sabia que o Brasil integra a maior rede internacional de registro de doadores de medula?
Em 2007 o SUS realizou 1567 transplantes de medula óssea, esse transplante é indicado no tratamento de doenças como leucemias, linfomas, talassemias e anemias aplásticas.
Até dezembro de 2008, 202 pacientes aguardavam por um transplante e outras 2062 pessoas buscavam um doador compatível.
O nosso Sistema Nacional de Transplantes alcançou padrão de qualidade internacional e passou a integrar a maior rede de registros de doadores de medula óssea do mundo, a primeira parceria será com o sistema americano National Marrow Donor Program (NMDP).
Integrando a maior reder internacional de registro de doadores de medula, além de pacientes estrangeiros poderem identificar e utilizar as células-tronco hematopoéticas de doadores brasileiros, aumentarão as chances de brasileiros encontrarem doadores no exterior.
Segundo informações da Agência de Saúde Brasileira, desde 2001, o SUS financia a identificação, coleta e transporte das células de doadores internacionais até o Brasil.
“Até o fim de 2009, o Ministério espera atingir 1,5 milhão de doadores cadastrados. Para isso, serão investidos R$ 7 milhões.”
fonte: Agência da Saúde
Aos 30&Alguns eu sempre digo que é bom compartilhar informação, você não acha?