12 de Outubro – Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida

Nossa Senhora Conceição de Aparecida

No dia 12 de outubro de 1717, três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, pescaram com suas redes a imagem da santa medindo aproximadamente 40cm, o corpo sem cabeça e logo após, a cabeça, no rio Paraíba. O pescador Felipe levou a imagem e guardou em sua casa onde pessoas começaram a visitar para ver a Nossa Senhora, fazer novenas e orações.

Em 1922 o pescador mudou de bairro deixando a imagem na casa de seu filho Athanásio que construiu um altar de madeira o qual aos sábados vizinhos reunian-se para rezar o terço e em um desses sábados ocorreu o primeiro milagre quando duas velas foram apagadas no momento da reza e nem mesmo após fiéis tentarem acendê-las novamente, conseguiram.

Em 1734, foi contruída uma capela no Morro dos Coqueiros na cidade de Guaratinguetá, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745, o número de fiéis aumentava consideravelmente então houve a necessidade da construção da Basílica Velha localizada na cidade de Aparecida no estado de São Paulo.

Em 1888 foi terminada pelo Frei Monte Carmelo OSB e inaugurada solenemente pelo então bispo de São Paulo, D. Lino Deodato.

Em 1928, o Papa Pio XI batizou Nossa Senhora Conceição de Aparecida como rainha e padroeira do Brasil.

Em 1954 a santa Nossa Senhora Conceição de Aparecida passou a ser homenageada, no dia 12 de outubro.

Em 1955 foi construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na cidade de Aparecida, que abriga a imagem encontrada no rio Paraíba. A basílica é a segunda maior do mundo, com capacidade para 45 mil pessoas, perdendo apenas para o de São Pedro, no Vaticano.

Em 1956 foi construído o Museu Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional. O Santuário ainda conta com ambulatório médico.

Em 1978, houve um atentado que reduziu a imagem em quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao “Prof. Pietro Maria Bardi – na época diretor do Museu de Arte de São Paulo – que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens brasileiras.

A imagem foi totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo.”

No ano passado voltando de uma viagem, paramos no Santuário, o lugar é imenso, com museu, praça de alimentação, muitas lojas, fraldário, banheiros, estacionamento e lá dentro, pelo menos quando eu fui era durante a semana, então estava uma paz tão grande. Adorei a visita 😉

fonte: A Teia; Mosteiro; Santuário Nacional

9 comentários

  1. Acho a fé das pessoas uma coisa fantástica.
    Como pode haver um afluxo tão grande de pessoas para um mesmo local num mesmo dia?
    Só a fé explica.
    Fiquei sabendo que este santuário é o que mais recebe pessoas num mesmo dia, no mundo inteiro.
    Então aproveito pra pedir que Nossa Senhora Aparecida rogue à Deus por todos nós.
    bjus

    Amém! bjs

  2. Voces estao em boas mãos.
    Meu amor, eu estou agora on-line também
    Voce ta na lista de aposta!

    Me visite!!!

    que lista é essa?

  3. gostaria somente de informar que existe um grnade erro em relação à data neste artigo. Onde se lê 1922, data da mudança de bairro do pescador Felipe, o correto é 1722.

  4. RAINHA PADROEIRA E PROTETORA DO BRASIL ( VIVA NOSSA MAE NEGRA )

    CONFORME DECRETO MUNICIPAL (LEI ORGANICA DO MUNICIPIO) ILHA COMPRIDA SP BRASIL (VALE DO RIBEIRA) LITORAL SUL DE SÃO PAULO) A PADROEIRA E PROTETORA DE ILHA COMPRIDA SP BRASIL É NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIRDA.

  5. gostaria muito te ter uma camiseta com a imagem de santa veriadia ou sua imagem onde eu moro nao encontro por favor se alguem sober entre em contado comigo

  6. alegria total do povo de ilha comprida sp brasil,ao receber a imagem pelegrina da padroeira de ilha comprida sp brasil (NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA) na data de 09.06.2009, passando pelos bairros das pedrinhas,villarejo, samambaia,e no centro da ilha boqueirão,britania, seguindo em direção da av. beira mar, e sendo recebida na capela estrela do mar ende passou a noite e seguiu em carreata até a antiga balsa,onde seguiu em direção ao rocio em iguape, o povo de ilha comprida esta feliz por receber a mãe protetora do brasil e de ilha comprida. receber a mãe de jesus cristo é uma alegria.

  7. VIVA, A PADROEIRA E PROTETORA DE ILHA COMPRIDA SP BRASIL
    (NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA)
    NOSSA RAINHA.

  8. VENHO ATRAVES DESTE SITE AGRADECER A DUS POR NOS TER DADO A GRAÇA DE TER COMO PADROEIRA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONÇEIÇÃO APAREECIDA ,E AGRADECER A ELA O QUATO ELA FOI BOI PARA MARIA DAS GRAÇAS MELO QUE FOI SUA DEVOTO TODA SUA VIDA O MEU CONSOLO E QUE GRAÇAS A SUA FÉ MINHA TIA NÃO SOFREU TANTO PARA PASSAR PARA OUTRA VIDA NOS TE AMAMOS NOSSA SENHORA APARECIDA
    ELZA,ANDREA,PEDRO E HANNA QUE NASCEU EM 12.10.1999 AS 18:00 HS PREMATURA DE 06 MESES E HOJE COMPLETOU DEZ ANOS PERFEITA,DEUS SEJA LOUVADO.

  9. primeira igreja (capela) construida em ilha comprida (sp) em julho de 1970, foi (nossa senhora aparecida) no bairro (boqueirão) centro de ilha comprida, em (1993) decreto lei organica do municipio (número 065.93) cãmara municipal de ilha comprida oficializa como padroeira oficial de ilha comprida (nossa senhora imaculada conceição aparecida) todos os anos é realizada uma romaria para o santuário nacional em aparecida do norte, neste ano em (19 de maio de 2012) sera completados (42) quarenta e dois anos,julho 1970,maio de 2012, comemora-mos na ilha no dia 08 de dezembro, e 12 de outubro de cada ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.