13 plantas que podem te matar

Eu já havia falado aqui no blog sobre algumas plantas tóxicas (Você conhece as plantas tóxicas?) e algum tempo atrás eu havia me deparado com um texto que chamou a minha atenção: 13 plants that could kill you (13 plantas que podem te matar) e resolvi traduzir e compartilhar a informação com vocês, já que algumas delas eu não fazia a menor idéia que poderiam ser tão perigosas.

1. Maçã:

Você sabia que comer uma maçã por dia pode fazer bem a saúde, mas o mesmo não pode ser dito a respeito das sementes da maçã que contêm glicosídeos cianogênicos, substâncias de defesa encontradas em alguns vegetais, capazes de liberar ácido cianídrico por meio de reações de hidrólise, ou seja, são capazes de produzirem cianeto (CN -).

Se um indivíduo consumir bastante sementes pode acabar ingerindo uma dose fatal, ou seja, lembre-se sempre de remover as sementes das maçãs na hora que for comer.

Particularmente não conheço ninguém que coma as sementes da maçã, e você?

*******************

2. Atropa Belladona / Erva-Moura Mortal:
A Atropa belladona, conhecida como erva-moura mortal ou mortal erva-moura, tanto a folhagem, como os frutos são extremamente tóxicos.

Na antiguidade a erva-moura mortal tem uma história longa de ter sido utilizada como veneno, mas o que muitas pessoas não percebem é que a família das solanáceas inclui batatas, tomates, berinjelas e pimentas.

Você sabia que todas essas plantas contêm toxinas? Pois é, as toxinas são encontradas geralmente nas folhas, que podem ser prejudiciais em particular, os seres humanos e animais de estimação devem evitar as folhagens das batatas e dos tomates, assim como trepadeiras no jardim.

*******************

3. Ervilha do Rosário

A Ervilha do Rosário é mortal, o nome vem a partir de seu uso tradicional como contas de rosários ornamentais. Geralmente usadas em jóias, muitos fabricantes já morreram depois de picar o dedo ao manusear uma ervilha do rosário. O veneno contido na semente é o ácido ábrico, um parente próximo de ricina e uma das toxinas mais mortais na Terra.

*******************

4. Oleandro:

Oleandro é uma das plantas ornamentias mais tóxicas comumente cultivada no mundo – e, curiosamente, é para surpresa de muitos, é freqüentemente encontrado nos pátios das escolas.

A ingestão de qualquer parte desta planta pode ser fatal, especialmente para crianças, o envenemento pode ser causado ao sugar o néctar das flores, mascar suas folhas, usar seus galhos como espetos para assar carnes ou consumir o mel produzido por abelhas que usam o néctar dessa planta.

*******************

5. Baccata do Taxus / Yew Europeu:

O Yew Europeu é relativamente comum na Europa, no noroeste da África e no Oriente Médio, quase todas as parte desta árvore de crescimento lento, é venenosa com exceção do arilo vermelho que circunda as sementes tóxicas. O arilo é freqüentemente consumidos por aves. A ingestão das folhas ou sementes é fatal já que contêm um veneno chamado taxano.

*******************

6.Narciso:

Apesar da beleza, são comumente utilizados como plantas ornamentais de flores amarelas,, que floresece normalmente no período do inverno e da primavera, tem  efeito entorpecente.

*******************

7. Dendróbio ou Olho de Boneca

As bagas desta planta contêm toxinas cardiogênico que pode ter um efeito imediato sedativo sobre o tecido muscular cardíaco. A ingestão dos frutos pode levar a parada cardíaca e a morte.

*******************

8. Cicuta

Esta é uma das plantas mais venenosas e conhecidas na história – é a flora responsável pela morte de Sócrates.

Todas as partes da planta contêm o alcalóide coniina relativamente simples que provoca dores de estômago, vômito e paralisia progressiva do sistema nervoso central.

*******************

9. Árvore Stinging

Encontrada em florestas em Queensland, na Austrália e na Indonésia,é a pior urtiga com o  ferrão mais potente do mundo.

Apenas ao roçar acidentalmente em qualquer parte desta planta, graças a uma potente toxina que causa uma sensação dolorosa de picada com duração de dias ou mesmo meses, alguns indivíduos podem chegar a falecer, assim como  porcos, cavalos, cães e outras espécies animais.

*******************

10.Mamona

Se você tem consumido óleo de rícino, pode se surpreender ao saber que a mamona contém uma das substâncias mais venenosas do mundo, a ricina.

Apenas uma semente de mamona tem bastante ricina para matar um adulto em poucos minutos. Apesar desta qualidade desagradável, mamona são freqüentemente cultivadas para fins decorativos.

*******************

11. Trombeta de Anjo

As trombetas de anjo são valorizadas como plantas decorativas para o jardim por causa de suas flores elegantes, o problema é que todas as partes dessa planta contêm níveis perigosos de veneno e pode ser fatal se ingerido por seres humanos ou animais.

O famoso chá de trombeta, é um dos exemplos dos riscos dessa planta, já que dependendo da quantidade tomada pode ter até mesmo  conseqüências mortais.

*******************

12.Monkshood

Monkshood tem uma longa tradição de ser conhecida como uma planta mortal e foi usada pelos guerreiros antigos para envenenar a água de seus inimigos.

Também foi utilizada como ferramenta para detectar lobisomem. A flor era colocado próxima ao queixo do “provável lobisomen” e se uma sombra amarelada aparecesse, era sinal da confirmação de que a pessoa era um lobisomem.

*******************

13. Altissima de Ageratina

Contém as toxinas tornando-se tóxico não apenas quando consumido diretamente como também quando consumido em segunda mão.

Quando consumido pelo gado, a carne dos animais e o leite tornam-se contaminados com a toxina, e ingestão dessas substâncias pode levar a uma condição chamada de doença do leite.

Aos 30&Alguns acho sempre importante estar alerta para esses perigos, e você conhece algum outro tipo de planta que pode matar?

Curta nossa página 😉

23 thoughts on “13 plantas que podem te matar

  1. Pingback: Veridiana Serpa
  2. Pingback: Dica Boa
  3. Sobre as sementes da maçã confesso que me surpreendi. Tenho por hábito comer toda a fruta, incluindo suas sementes. A informação que tenho, é que suas sementes ajudam no processo digestivo. Porém, depois dessas informações fiquei receosa. Pesquisarei mais a respeito.

  4. Pingback: patrcia
  5. Estou pesquisando sobre as sementes da maçã e ela sim contem cianoreto,mas a quant é pequena, para se tornar mortal devemos comer 500 maçãs por dia,mas se comer 1 maçã ou duas faz bem a saude e combate doenças degenerativas,consumindo jundo com a vitamina C e E

  6. Particularmente , ja comi tanta semente de maça , e to aqui vivinho , isso dai vareia de organismo para organismo , tem pessoas que tem mais facilidade de se entoxicar com isso , e outras nao..eu nunca tambem ouvi um caso até na hoje na minha vida que alguem tenha morrido por comer varias sementes de maça..

  7. È todo cuidado é pouco com o que se come e também
    se coloca na boca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.porem valeu.

  8. Bom dia. No tocante a esses ensinamentos cientificos, devemos nos precaver e muito. As pessoas que alegam ingerir sementes de maçã e nada sentirem, isso se deve ao fato de ter uma resistencia organica acima da média, depois a quantidade é pequena para um efeito letal. mas não se esqueçam que as vezes não chega a ser letal, mas nem por isso não é nociva a saúde. outros problemas podem advir e a pessoa nem fica sabendo a origem. O melhor é evitar mesmo a ingestão de c ertos alimentos que a ciencia condena.Observem que muita gente fica doente e diz que ja fez inumeros exames e não descobre a causa.Obrigado pela oportunidade.

  9. será que essa ervilha do rosário é aquela “frutinha do mal”do filme “a lagoa azul”?

    mto bom o post

  10. Pois eu tambem como as sementes de maçã e acho gostosas parecem amendoas amargas por causa co cianureto. e claro uma pequena quantidade não faz mal

  11. Eu como sementes de maçã diariamente e sinto-me muito bem, as sementes de maçã são ricas em vitamina B17 que está comprovado ser muito útil no combate ao cancro.
    Dr Gerson defendia que o facto de não consumirmos sementes contribuiu grandemente para o aparecimento do cancro e outras doenças degenerativas.
    Cuidado com as informações e com a tal frase “não está cientificamente comprovado”, aconselho vivamente os videos disponiveis no youtube sob a denominação “morrendo por não saber”.
    Um Bem Haja para todos.

  12. Teve um evento em Curitiba que o Lula deu uma semente de mamona para o Requião. O Requião mastigou a semente e engoliu. O Lula cochichou: você tá louco, isto é semente de mamona! O Requião deu um sorriso amarelo e tá vivinho da silva até hoje

  13. POR FAVOR,ESTOU DESESPERADA…
    FUI NUMA ALDEIA EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS,
    E ACABEI TOMANDO CHA DE LÍRIO,(TROMBETA) A ROSA…
    HOJE JA É TERÇA FEIRA E EU AINDA ESTOU TONTA,COM FALTA DE AR,
    ME SINTO ESTRANHA…CANÇO FACIL,ME SINTO ENVENENADA….
    ESTOU TOMANDO CHA DE CAPIM SANTO PRA VER SE DESINTOXICA..
    VOCES SABEM O QUE EU POSSO FAZER PRA TIRAR ISSO MAIS RAPIDO DO MEU CORPO,OU EU VOU TER QUE PROCURAR UM HOSPITAL E CONTAR O CASO???SERÁ QUE VOU MORRER??
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO
    MONICKA

  14. estou muito suprendedo com a semente da maça, não sabia que mata,agora emdiante quando eu comer uma maça as semente vou jogar fora,obrigado pela imformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn