Eu já havia falado aqui no blog sobre algumas plantas tóxicas (Você conhece as plantas tóxicas?) e algum tempo atrás eu havia me deparado com um texto que chamou a minha atenção: 13 plants that could kill you (13 plantas que podem te matar) e resolvi traduzir e compartilhar a informação com vocês, já que algumas delas eu não fazia a menor idéia que poderiam ser tão perigosas.

1. Maçã:

Você sabia que comer uma maçã por dia pode fazer bem a saúde, mas o mesmo não pode ser dito a respeito das sementes da maçã que contêm glicosídeos cianogênicos, substâncias de defesa encontradas em alguns vegetais, capazes de liberar ácido cianídrico por meio de reações de hidrólise, ou seja, são capazes de produzirem cianeto (CN -).

Se um indivíduo consumir bastante sementes pode acabar ingerindo uma dose fatal, ou seja, lembre-se sempre de remover as sementes das maçãs na hora que for comer.

Particularmente não conheço ninguém que coma as sementes da maçã, e você?

*******************

2. Atropa Belladona / Erva-Moura Mortal:
A Atropa belladona, conhecida como erva-moura mortal ou mortal erva-moura, tanto a folhagem, como os frutos são extremamente tóxicos.

Na antiguidade a erva-moura mortal tem uma história longa de ter sido utilizada como veneno, mas o que muitas pessoas não percebem é que a família das solanáceas inclui batatas, tomates, berinjelas e pimentas.

Você sabia que todas essas plantas contêm toxinas? Pois é, as toxinas são encontradas geralmente nas folhas, que podem ser prejudiciais em particular, os seres humanos e animais de estimação devem evitar as folhagens das batatas e dos tomates, assim como trepadeiras no jardim.

*******************

3. Ervilha do Rosário

A Ervilha do Rosário é mortal, o nome vem a partir de seu uso tradicional como contas de rosários ornamentais. Geralmente usadas em jóias, muitos fabricantes já morreram depois de picar o dedo ao manusear uma ervilha do rosário. O veneno contido na semente é o ácido ábrico, um parente próximo de ricina e uma das toxinas mais mortais na Terra.

*******************

4. Oleandro:

Oleandro é uma das plantas ornamentias mais tóxicas comumente cultivada no mundo – e, curiosamente, é para surpresa de muitos, é freqüentemente encontrado nos pátios das escolas.

A ingestão de qualquer parte desta planta pode ser fatal, especialmente para crianças, o envenemento pode ser causado ao sugar o néctar das flores, mascar suas folhas, usar seus galhos como espetos para assar carnes ou consumir o mel produzido por abelhas que usam o néctar dessa planta.

*******************

5. Baccata do Taxus / Yew Europeu:

O Yew Europeu é relativamente comum na Europa, no noroeste da África e no Oriente Médio, quase todas as parte desta árvore de crescimento lento, é venenosa com exceção do arilo vermelho que circunda as sementes tóxicas. O arilo é freqüentemente consumidos por aves. A ingestão das folhas ou sementes é fatal já que contêm um veneno chamado taxano.

*******************

6.Narciso:

Apesar da beleza, são comumente utilizados como plantas ornamentais de flores amarelas,, que floresece normalmente no período do inverno e da primavera, tem  efeito entorpecente.

*******************

7. Dendróbio ou Olho de Boneca

As bagas desta planta contêm toxinas cardiogênico que pode ter um efeito imediato sedativo sobre o tecido muscular cardíaco. A ingestão dos frutos pode levar a parada cardíaca e a morte.

*******************

8. Cicuta

Esta é uma das plantas mais venenosas e conhecidas na história – é a flora responsável pela morte de Sócrates.

Todas as partes da planta contêm o alcalóide coniina relativamente simples que provoca dores de estômago, vômito e paralisia progressiva do sistema nervoso central.

*******************

9. Árvore Stinging

Encontrada em florestas em Queensland, na Austrália e na Indonésia,é a pior urtiga com o  ferrão mais potente do mundo.

Apenas ao roçar acidentalmente em qualquer parte desta planta, graças a uma potente toxina que causa uma sensação dolorosa de picada com duração de dias ou mesmo meses, alguns indivíduos podem chegar a falecer, assim como  porcos, cavalos, cães e outras espécies animais.

*******************

10.Mamona

Se você tem consumido óleo de rícino, pode se surpreender ao saber que a mamona contém uma das substâncias mais venenosas do mundo, a ricina.

Apenas uma semente de mamona tem bastante ricina para matar um adulto em poucos minutos. Apesar desta qualidade desagradável, mamona são freqüentemente cultivadas para fins decorativos.

*******************

11. Trombeta de Anjo

As trombetas de anjo são valorizadas como plantas decorativas para o jardim por causa de suas flores elegantes, o problema é que todas as partes dessa planta contêm níveis perigosos de veneno e pode ser fatal se ingerido por seres humanos ou animais.

O famoso chá de trombeta, é um dos exemplos dos riscos dessa planta, já que dependendo da quantidade tomada pode ter até mesmo  conseqüências mortais.

*******************

12.Monkshood

Monkshood tem uma longa tradição de ser conhecida como uma planta mortal e foi usada pelos guerreiros antigos para envenenar a água de seus inimigos.

Também foi utilizada como ferramenta para detectar lobisomem. A flor era colocado próxima ao queixo do “provável lobisomen” e se uma sombra amarelada aparecesse, era sinal da confirmação de que a pessoa era um lobisomem.

*******************

13. Altissima de Ageratina

Contém as toxinas tornando-se tóxico não apenas quando consumido diretamente como também quando consumido em segunda mão.

Quando consumido pelo gado, a carne dos animais e o leite tornam-se contaminados com a toxina, e ingestão dessas substâncias pode levar a uma condição chamada de doença do leite.

Aos 30&Alguns acho sempre importante estar alerta para esses perigos, e você conhece algum outro tipo de planta que pode matar?

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com