O camarão faz a diferença à mesa, pois o crustáceo tem textura delicada, porém o seu sabor é único e marcante, ideal para pratos diversos, dos mais simples aos mais elaborados. Além disso, até o mês de maio, ocorre o período da safra, quando é possível encontrar o camarão de maneira abundante, com mais sabor e preço mais acessível. São muitas vantagens, mas o preparo existe alguns cuidados. Para ajudar, a Adria ensina em quatro passos simples como preservar o sabor, a qualidade e a textura, tornando-o perfeito para o consumo. Confira:
- Para camarões macios e adocicados, utilize a técnica de deixá-los de molho na salmoura: para cada ½ kg de camarão, misture em uma vasilha grande 2 litros de água, ¼ de xícara (de chá) de sal e ¼ de xícara (de chá) de açúcar. Coloque os camarões já limpos e descascados na salmoura por 30 minutos. Depois, escorra a água em uma peneira, seque-os com um papel-toalha e cozinhe-os.
- Ao fritá-los, é necessário que a frigideira esteja bem quente. Os camarões são delicados, ou seja, não precisam de muito tempo de cozimento. Para saber o ponto, basta atentar-se à cor: quando começar a mudar de tonalidade, pode tirá-los do fogo.
- Para pratos que levam muita água, como os molhos, o ideal é que o camarão seja o último ingrediente a ser adicionado. Assim, a textura macia é mantida, como deve ser.
- Lembre-se que os camarões pequenos possuem sabor mais intenso. Então, invista nos menores para caldos, risotos e massas ou quando for necessário destacar mais o sabor. Já os camarões maiores devem ser utilizados quando servidos como petisco ou em alguma receita específica.