Road Movie com trupe circense é tema do filme O Circo Voltou, de Paulo Caldas. Em cartaz na 45ª Mostra, documentário resgata a trajetória do mestre circense José Wilson, em caravana de São Paulo ao Sertão Alagoano
O CIRCO VOLTOU na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
https://45.mostra.org/filmes/o-circo-voltou
– sessões presenciais –
Dia 24 de outubro, domingo, às 19h, no Circuito Scine | CFC Cidade Tirandentes e na sala 3, do Espaço Itaú de Cinema | Augusta
Dia 03 de novembro, quarta-feira, às 16h, no Circuito Scine | CCSP Paulo Emílio
– sessão online gratuita –
Dia 28 de outubro, quinta-feira, às 19h, disponível por quatro horas, na plataforma Itaú Cultural Play
Nos anos 30 do século passado, um casal de jovens de Major Isidoro, sertão alagoano, se encantou com a passagem de um circo pela região. Segundo José Wilson, ambos eram indígenas Xucurus-cariris originários de Palmeira dos Índios. Ao ver a caravana, o casal teria decidido montar sua própria “companhia” circense, batizada de Brasil Lux. Quase 90 anos depois vemos José Wilson à frente do Circo Spadoni e da Escola de Circo Picadeiro, mantendo essa longa tradição das famílias circenses viva e forte.
O filme O Circo Voltou vai mostrar Zé Wilson e sua trupe saindo de São Paulo rumo à Major Isidoro, atravessando o Brasil profundo com suas paisagens e personagens fascinantes, realizando apresentações em Furquin no interior de MG, no Quilombo Cinzentos na Bahia, em uma aldeia em Palmeiras do Índios até culminar no grande espetáculo em Major Isidoro, e dessa forma, contar a saga do Circo como resistência cultural no Brasil, sempre se reinventando ao mesmo tempo em que mantém a tradição.
Paulo Caldas
Diretor, roteirista e produtor, com oito longas em sua biografia, Paulo Caldas participou, com seus filmes, dos mais importantes festivais do mundo como Berlim, Veneza, Toronto, Roterdã, Havana, Guadalajara, Buenos Aires, Paris e Lisboa. No Brasil, esteve na seleção da Mostra São Paulo e dos Festivais do Rio de Janeiro, Brasília e Gramado, entre outros. Recebeu mais de cinquenta prêmios em festivais pelos ti1tulos que dirigiu: Baile perfumado (1997), O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (2000), Deserto feliz (2007), País do Desejo (2013), Saudade (2018), Abismo Tropical (2019) e Flores do Cárcere (2019). Atualmente está em produção dos longas Atmosfera (2022) e Liberdade PBY (2022), e desenvolvimento dos projetos Céu da Boca e O Campo dos Guarás (ambos para 2023).
O Circo Voltou
Brasil, 2021, 86 min
Produção: 99 Produções e Lira Filmes
Distribuição: Lira Filmes
Produtoras associadas: Pixys Produções Artísticas e Coentro Produções
Direção : Paulo Caldas
Roteiro: Paulo Caldas e Bárbara Cunha
Pesquisa e Roteiro: João Paulo Soares
Diretora Assistente: Bárbara Cunha
Produtora executiva e diretora de Produção: Juliana Lira
Produtor executivo : Roberto Gonçalves de Lima
Fotografia: Beto Martins, Louise Botkay
Louise Botkay – diretor de foto adicional
Juliana Carapeba – Direção de arte
Teleimage Finalização
Adriano Novaes – Editor de Pós-produção
Elton Leandro – Coordenador de Pauta