45ª MOSTRA

45ª MOSTRA recebe o Seminário Internacional de Mulheres do Audiovisual

45ª MOSTRA recebe o SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MULHERES NO AUDIOVISUAL nos dias 25 e 26 de outubro. O evento, gratuito, contempla duas mesas de discussão e será aberto ao público com transmissão pelo canal da Mostra no Youtube

Pelo segundo ano consecutivo, mulheres do setor audiovisual se reúnem durante a realização da Mostra para discutir, em dois encontros, a participação feminina na indústria, com convidadas da França, países da América Latina e Espanha.

No primeiro encontro, Leslie Thomas, secretária geral do CNC – Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, órgão vinculado ao Ministério da Cultura da França, vai compartilhar os avanços das políticas públicas implementadas a partir de 2019 para promover a igualdade de gênero na indústria audiovisual, em uma conversa com a ex-consulesa da França do Brasil, Alexandra Loras.

Dentre as políticas adotadas, foi estabelecida a concessão de um bônus para produções com maioria de mulheres em posições de liderança criativa, aumentando em 15% seu apoio financeiro, e a inclusão de cláusula sobre assédio sexual nos contratos de seguro das produções audiovisuais, garantindo a interrupção das filmagens para averiguação de denúncias.

Já no segundo encontro do seminário, vamos conhecer os movimentos de mulheres do audiovisual da Argentina (Sabrina Farji | La Mujer y el Cine), do Chile (Camila Rodó Carvallo | Nosotras Audiovisuales), do México (Theresa Solis | Mujeres en el Cine y la Televisión e da Espanha) e da Espanha (Cristina Andreu | CIMA – Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales) que, juntamente com Tata Amaral, do +Mulheres (Brasil) vão conversar sobre como atuar para que na indústria audiovisual se promova uma real igualdade de gênero.

Na abertura da mesa será apresentada a pesquisa “Mulheres na Indústria Audiovisual: Um panorama de Países da América Latina e da Espanha” promovida pela WIPO – World Intellectual Property Organization, instituição vinculada à ONU. Realizada por quatro brasileiras, Débora Ivanov, Luciana Vieira, Aleteia Selonk e Marcia Candido, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, essa pesquisa traz dados sobre a participação feminina no audiovisual da Argentina, Brasil, Espanha, México e Uruguai, mostrando a marcante semelhança entre eles no que se refere à minoria das mulheres no exercício das funções de liderança criativa (direção e roteiro) e nas funções técnicas. –

Os encontros, gravados, serão apresentados nos dias 25 e 26 de outubro.

Programação:

MESA 1: Diversidade – as políticas promovidas pelo CNC / França

Dia 25 de outubro, segunda-feira

Horário: 15h

Local: Canal da Mostra no Youtube

Convidada: Leslie Thomas, secretária geral do CNC – Centre national du Cinéma et del’Image Animée (França)

Mediação: Alexandra Loras

MESA 2: Mulheres na América Latina e Espanha

Dia 26 de outubro, terça-feira

Horário: 15h

Local: Canal da Mostra no Youtube

Convidadas:

Sabrina Farji | La Mujer y el Cine (Argentina)

Theresa Solis | Mujeres en el Cine y la Televisión (México)

Cristina Andreu | CIMA – Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales (Espanha)

Tata Amaral | +Mulheres (Brasil)

Camila Rodó Carvallo | Nosotras Audiovisuales (Chile)

Mediação: Luciana Vieira

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.