Lendo o Digg, acabei parando no My Top 5 Biggest Freelancing Mistakes no blog Freelance Folder,um texto escrito por Chris Garrett, blogueiro e consultor de marketing de internet na Inglaterra.
1. Cobrando menos do que deveria
A maioria dos freelancers têm dificuldade de lidar com o dinheiro. Todo profissional tem direito de receber de acordo com o trabalho prestado. Preste atenção ao cobrar por hora de serviço, já que se você fizer o trabalho de maneira rápida pode estar se penalizando na hora de cobrar pelo trabalho efetuado.
2. Se compremeter demais
Nenhum cliente tem o direito de monopolizar seu tempo, ainda que pense o contrário, quando um cliente ocupa todo o seu tempo, ele se torna seu patrão, lembre-se disso, além do que você necessita de tempo para realizar o trabalho de outros clientes e procurar futuros clientes.
3. Não conseguir vender
Depois do dinheiro a pior parte de freelancing para a maioria das pessoas é vender seus serviços, muitas vezes o cliente sabe que quer sua ajuda mas não sabe exatamente o que quer. Se você realmente pode ajudar alguém então ofereça seus serviços de forma que eles sejam receptivos. Faça ser tudo sobre eles, suas necessidades, o que irão receber com isso. O mais importante é escutar do que falar.
4. Sempre dizendo “sim”
O freelancer deve lembrar-se de que um mau negócio ou um cliente mau, podem prejudicá-lo muito mais do que a perda do trabalho. Esteja preparado para não concordar com tudo e saber que você pode ser amável e amigável sem concordar todo o tempo!
5. Não conseguir dar acompanhamento
Clientes felizes podem ser suas maiores fontes para novos trabalhos, tente anotar (email, carta, etc) pelo menos um testimunho quando dizem o quão feliz estão com o resultado do trabalho. Melhor ainda quando o cliente pode recomendâ-lo.
Aos 30&Alguns trabalhando como freelancer, concordo com todos os pontos tocados e conheço uma grande quantidade de freelancers que acabam esbarrando nesses mesmos pontos. Eu aprovo as dicas e você?