7 Hábitos de Pessoas Altamente Inovadoras

Como sempre dando uma passadinha básica e diária no Digg acabei chegando no blog da Tina – Think Simple – Be decisive (Pense simples. Seja decisivo) e no texto “7 Habits of Highly Innovative People”, ela fez uma compilação do livro The Myths of Innovation do Scott Berkun.

1. Persistência – a inovação envolve mais do que apenas idéias grandes, é necessário fé, trabalho duro e foco para conseguir atingir o resultado final. Atrás de cada idéia criativa há um conjunto de ações que englobam: trabalho duro e persistência para fazer à visão tornar-se realidade.

“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.”
–Thomas A. Edison

2. Remova limitações e inibições – quando inibidos, nós sentimos limitados e presos, a mente acaba criando suposições e limitações, incentive-se a estar aberton às novas idéias e soluções. Inovação envolve mais o lado piscicológico do que o lado intelectual.

3. Arrisque-se, cometa erros – muitas vezes paramos justamente pelo medo de falhar, algumas idéias falharão no processo de aprendizagem, construa protótipos frequentemente, teste-os, analise os resultados, faça mudanças. Não pense nos erros como falhas, e sim como experiências e assim tente encontrar a melhor solução. Tente alcançar o seu objetivo, mas compreenda que você perá encontrar empecilhos ao longo do caminho, porém não desista.

Eu não falhei. Apenas encontrei 10.000 novas maneiras que não irão funcionar”.
–Thomas A. Edison

4. Escape – quando estamos relaxados e calmos nós estamos, internamente, mais receptivos, deixamos nossa criatividade fluir. Muitas vezes as idéias nos vêm no chuveiro ou quando estamos sozinhos. Cada um de nós tem formas diferentes para alcançar a energia criativa.

5. Anote suas idéias – muitos pessoas inovadoras e criativas mantêm as idéias e pensamentos anotados, seja em um caderno, pedaço de papel, computador, etc. Todos têm um método para capturar seus pensamentos, para deixar cair suas inibições e para começar o processo creativo. O famoso caderno de Leonardo Da Vinci’s foi comprado por Bill Gates por $30.8 milhões de dólares.

6. Encontre padrões e crie combinações – as idéias vêm de outras idéias, você pode aumentar sua exposição às novas idéias novas, procurar padrões e ver como você pode combinar idéias para melhorar soluções existentes.

7. Curiosidade – muitos inovadores são apenas pessoas curiosas que são questionam e tentam resolver problemas. Faça muitas perguntas e desafie as normas ou os métodos existentes.

Algumas técnicas que você pode aplicar no processo criativo:

  • Mantenha um diário – pratique escrever cada pensamento, idéia, e inspiração, faça um brainstorming no papel.
  • Resolva o problema oposto – a idéia é resolver o problema oposto ao que você está tentando resolver.
  • Encontre um ambiente criativo – encontre um ambiente relaxate ou inspirador que provoque sua criatividade. Tente pontos diferentes até que você encontre algum em que você sinta-se realmente bem.
  • Faça algo divertimento – desloque seus pensamentos indo fazer algo divertimento e completamente diferente, no final irá voltar com a mente fresca.
  • Parcerias – as idéias novas podem aplainar em conseqüência de duas forças unidas.
  • Tenha consciência que irá falhar – “obrigue-se a correr riscos sabendo que irá falhar em algum momento.
  • Conversa com alguém a respeito – explique sua situação, e escute sua opinião com atenção.
  • Planeje para impecilhos – esforce para superar as pedras que potencialmente irão aparecer em seu caminho, identifique-as, para que não inibam seus pensamentos criativos.

Aos 30&Alguns compartilho com vocês, meus leitores criativos, essas dicas…

Curta nossa página 😉

4 thoughts on “7 Hábitos de Pessoas Altamente Inovadoras

  1. Veridiana,
    Agora nas férias eu quero reorganizar muitas coisas na minha vida…
    Com a correria do dia-a-dia, nem sempre paramos para pensar e refletir no que estamos fazendo, nem para onde estamos indo.
    E essas dicas se encaixam nisso.
    abs

  2. 1. Persistência – errou? insista, errou novamente? insista de novo. Errou pela terceira vez? Comece a suar.

    ““A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.”
    –Thomas A. Edison

    2. Remova limitações e inibições – não tenha medo daquele(a) executivo(a) que está te cantando, pode ser ótimo para seu futuro.

    3. Arrisque-se, cometa erros – como o item 1 e se puder culpe outro pelo seu fracasso.

    “Eu não falhei. Apenas encontrei 10.000 novas maneiras que não irão funcionar”.
    –Thomas A. Edison

    4. Escape – não acertou? suou? saia de fininho….

    5. Anote suas idéias – e registre-as. Cuidado com os chupins, conhecidos carinhosamente como chefes, e com a espionagem industrial interna de sua empresa.

    6. Encontre padrões e crie combinações – Faça como 10 em cada 10 alunos de MBA, tenha sempre uma lista com frases feitas e as vá combinando, dá um ótimo efeito.

    7. Curiosidade – Seja mesmo curioso, e não tenha escrúpulos se puder roubar a idéia alheia.

  3. Pingback: Veridiana via Rec6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn