5 vantagens que vão te fazer se apaixonar pela iluminação de LED

O uso de LED está se tornando cada vez mais comum, eles são eficientes em energia, econômicos e ambientalmente amigáveis. Segundo estudos da Research and Markets, até 2024 o mercado global de LEDs está previsto valer mais de 500 bilhões de reais. A iluminação de LED vem conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros, e não só no uso doméstico, como também para iluminar escritórios, indústrias, arquitetura, lojas de varejo e muitos outros ambientes. Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, na capital são usadas cerca de 541 mil luzes de LED, 88% do parque de iluminação pública.

A escolha vem sendo transformadora para famílias, organizações governamentais, setor industrial e segmento comercial, devido aos seus inúmeros benefícios. Pensando nisso, Castellane Ferreira Engenheiro & Diretor da Onno LED, divisão de negócio de soluções de iluminação sustentável da Varixx, resolveu listar algumas das principais vantagens oferecidas por esse tipo de iluminação:

  • Econômico

As luzes de LED são mais eficientes que as tradicionais, logo, elas conseguem fornecer a mesma ou uma maior quantidade de energia, com um custo bem mais baixo, chegando a fazer com que um ambiente economize até 32% do valor total de sua fatura. O aumento dos preços da eletricidade está impulsionando o mercado de luminárias de LED altamente eficientes.

Além disso, elas têm uma durabilidade mais longa, chegando a ser 25 vezes mais duradouras que as lâmpadas incandescentes tradicionais, segundo o especialista. Ou seja, quem optar pelo LED irá demorar para investir na troca desse recurso.

  • Sustentável

Esse modelo é sustentável, sendo livre de metais pesados poluentes, como mercúrio e chumbo, e 98% dos materiais são recicláveis. Além disso, o LED não emite a radiação encontrada nas outras luminárias tradicionais.

Oferece inclusive baixa manutenção e possibilidade de atualização e retrofit, diminuindo a quantidade de resíduos gerados. Sendo uma fonte limpa de produção de energia, ele é ótimo auxiliando na preservação do meio ambiente.

  • Segurança

Além do que já foi citado, outro ponto que faz toda a diferença é a segurança que ele traz, já que são produtos que não esquentam e nem emitem radiação infravermelha e ultravioleta.

  • Conforto Térmico

O material usado nesse tipo de iluminação tem como uma de suas características produzir luz e muito pouco calor. Pode até parecer insignificante quando pensamos em uma única luminária, mas somando toda a iluminação da cidade, ou mesmo dentro de casa, com o uso de várias luzes ao mesmo tempo, pode fazer uma boa diferença na temperatura, tornando o ambiente agradável.

Um estudo da Universidade de Sidney avaliou o conforto térmico e a satisfação térmica em ambientes frios e quentes e demonstrou ser possível melhorar a sensação ajustando as temperaturas de cores.

  • Variedade de opções

Existem diversas temperaturas de cores disponíveis em temperaturas de cor fria, neutra ou quente que podem ser combinadas para criar diferentes ambientes. Assim, é possível buscar pela que mais te agrada e tornar uma luminária personalizada às necessidades do ambiente.

Tendo em vista algumas das enormes vantagens desse modelo de lâmpada é possível entender o porquê as indústrias, cidades e famílias estarem investindo nesse modelo, mostrando que tecnologia de iluminação podem fazer toda a diferença em diversos quesitos.

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn