8 Dicas para melhorar sua apresentação em público

Vi aqui e fui parar no blog Social Packs, escrito por Alex Ion e agora compartilho com vocês 8 dicas para melhorar sua apresentação em público.

1. Esteja preparado e pratique – um dos motivos das pessoas ficarem nervosas durante apresentações é que pensam que irão esquecer informações importantes ou que ao levantar-se em frente de todos irão esquece-se de tudo que deveriam falar. Pratique, repetidamente, até que você sinta-se seguro(a) o suficiente para fazer a sua apresentação com a quantia mínima de cartões de dica. Pratique em cenários diferentes, na frente de diferentes pessoas .

2. Selecione um tema que seja interessante para você – . É difícil falar impetuosamente e com convicção quando conversa sobre algo que não te interesse. Selecione um tema que você domine e injete carisma enquanto fala. Quando chegar a hora das perguntas no final da apresentação, você saberá responder.

3. Não deixe a audiência de fora. Quando a audiência é mencionada na sua apresentação ou forçada a interagir, irão prestar mais atenção. Quando você não interage com a audiência, você dá-lhes uma oportunidade enorme de cochilar e não escutar.

4. Conheça o seu público – Saiba para quem você irá falar e baseie-se nisso ao preparar-se. Por exemplo: se estiver falando com estudantes de medicina você poderá usar termos médicos e assim por diante.

5. Faça-o simples de entender – Nem todos irão entender o que você está falando ou estará interessado a respeito, especialmente quando o tema é difícil de começar. Mesmo quando você definir alguns termos difíceis eles poderão continuar sem entender. Ninguém se importa com o quão esperto você soa. Perder sua audiência não é o ideal, porém é inevitável se eles não entenderem o que você está tentando dizer. Se tiver que usar termos complicados, complemente com um termo mais fácil de entender, dê exemplo do que você quer dizer.

6. Complemente sua apresentação com ajudas visuais – Use power point ou projetores. Ilustre seus exemplos e ponha definições de conceitos difíceis em slides. Algumas pessoas aprendem melhor visualmente.

7. Vista-se adequadamente – Vista-se mostrando que você é interessado no que faz, o que você usa diz muito sobre você e as pessoas possuem a tendência de levar mais a sério pessoas que estão bem vestidas.

8. Mantenha o público prestando atenção e pensando – Acabe sua apresenção deixando sua audiência pensando. Isto perpetuará sua apresentação e irá cultivar a curiosidade em outros. Também deixará você e sua apresentação bem mais memorável.

Aos 30&Alguns vale ressaltar que durante uma apresentação tudo é levado em conta, forma como você se veste, fala, se apresenta…

Curta nossa página 😉

1 comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.