Apesar de assinar a lista Blogosfera, creio nunca ter enviado nenhuma mensagem, leio grande parte do que aparece e uma das coisas que havia chamado minha atenção era um email do Luis Brudna do blog Gluón Blog, falando de emails que havia recebido de pessoas perguntando a respeito de como suicidar-se. Na hora até pensei em fazer um post, mas tinha outras coisas, a fila andou e a história passou.
Ontem ao abrir meu google reader, lendo o Blogue do Janio (quem não conhece, passa lá), li um texto no qual ele abordava o assunto.
Acredito que independentemente de religião, ou responsabilidade , a questão é muito delicada, pelo fato, do remetente do email indagar a respeito de formas para cometer um suicídio indolor. Não sou psicóloga, conheço pessoas que cometeram suicídio, nenhum pediu ajuda a ninguém, pelo contrário, os familiares e amigos quando receberam a notícia ficaram em estado de choque.
Poderia de repente dizer que o remetente do email na verdade não quer morrer, mas busca desesperadamente alguém que ao invés de enviar uma receita para ajudá-lo a findar com sua vida, pelo contrário, o incentive a viver, mostre de alguma forma se importar.
A responsabilidade do blogueiro nessa história ao meu ver seria nenhuma, poderia apagar o comentário e/ou emails caso o assunto mencionado nada tivesse haver com o tópico do post/artigo ou do blog em questão.
A responsabilidade como ser humano, o receio de não conseguir ajudar aquele que desesperadamente clama por atenção é outra história, é relacionado com a educação, caráter, forma como cada indíviduo vê a vida, enfrenta as adversidades e enxerga o próximo.
No ano passado (2006) ocorreu em Porto Alegre o I Seminário Nacional de Prevenção do Suicídio, “dados de um estudo inédito feito pelo Ministério da Saúde que aponta que, no ano de 2004, alguns estados e capitais brasileiros já apresentavam taxas de suicídio comparáveis aos países com índices preocupantes. No Brasil, a taxa de mortalidade por suicídio era de 4,5 mortes por 100 mil habitantes.”
Onde procurar ajuda:
Centro de Valorização da Vida (CVV) – programa de prevenção ao suicídio e valorização da vida, adotado por diversas instituições mantenedoras pelo Brasil, e concretizando-se como Posto CVV, se caracteriza por ser movimento filantrópico, civil sem fins lucrativos e desvinculado de religiões e política. (http://www.cvv.com.br)
Aos 30&Alguns vejo que há muitos blogueiros conscientes na internet, que se preocupam quando são abordados a respeito de determinados temas e tentam de uma forma ou de outra ajudar o próximo, acredito que é de ser humano assim como o Brudna e o Janio que o mundo está precisando cada vez mais.
Pois é, Veridiana…. também acompanho a lista (assim, meio de longe) e este tópico me chamou a atenção. É claro que não tenho como afirmar coisa alguma, mas tenho para mim que a pessoa que pede ajuda desta maneira não tem mesmo a real intenção de se matar, busca na verdade um abraço amigo, uma ajuda para viver e não para morrer. O fato dele querer uma morte indolor mostra o medo que ele ainda tem da própria morte.
Em tempo: não conseguir ajudar, ou não conseguir sentir que realmente fiz tudo o que podia sempre me deixa muito mal…
Abraço!
Luma acho que esse tópico é muito delicado, coloca a pessoa que recebe o email/comentário em uma situação difícil, assim como vc também me deixa mal se não consegui ajudar alguém ou sentir que podia ter feito algo mais… bj
É sempre mto difícil lidar com esse tema: SUICÍDIO.
Mas, penso que a melhor forma de ajudar uma pessoa que aparentemente está pedindo ajuda, qdo diz que quer saber uma forma de suicídio indolor, é falar pra essa pessoa procurar essa ajuda (forma de se matar) através do CVV, p/.q aí sim está pessoa estará sendo ajudada,
ou através de email tentar passar palavras de ânimo q ajudem a confortar essa pessoa.
bjus
essa é uma ótima idéia… bjs
Obrigado por comentar o assunto e deixar sua opinião.
Para os que enviaram pedido em meu blog eu enviei a dica do CVV. Não recebi resposta.
Obrigada você por passar por aqui e por ser um exemplo de blogueiro que se preocupa com o ser humano…
Bom, nunca entrei em blog… pra falar a verdade nem sabia direito o que é isso; entrei no seu por um acaso justamente procurando a resposta que todos os suicídas procuram. Não sei dos outros mas procuro essa resposta para não ter de sentir dor até na morte o que eu acho que seria no mínimo sacanagem. Um bom exemplo é depilação já percebeu como todos sempre procuram um modo menos dolorido para fazer tudo; é só isso. Ninguém tá pedindo socorro, só evitando mais dor.
[…] de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta […]