Novo Thriller da saga ‘A Contrapartida’ debater o poder do ‘não’ no destino das pessoas. Terceiro livro surpreende o leitor ao apresentar uma realidade paralela na vida dos personagens
“Se em certo momento eu tivesse dito não, ao invés de sim… Seria outro hoje, e talvez o universo inteiro seria insensivelmente levado a ser outro também”. O poema de Fernando Pessoa, por meio de seu heterônimo Álvaro de Campo, expõe com maestria um dos ativos mais poderosos que temos: o poder do não.
Seja na história que lemos nos livros ou na que se constrói diante dos nossos olhos, o ato de se negar uma ideia pode ser a linha condutora para nossa verdadeira essência. Esse é o mote de A Contrapartida III – A contra-história, novo livro da saga que chega ao mercado pela Editora Valentina.
Originalmente, a Contrapartida conta a história do menino Tavinho, um jovem que para não frustrar a mãe e honrar a memória do pai, vítima da violência da cidade de São Paulo, opta por pegar atalhos durante sua adolescência. Com a ajuda de sua governanta, Iaúna – nascida em uma tribo indígena já extinta, ele aceita tomar o elixir da sabedoria. No entanto, a decisão para se tornar mais astuto, com o raciocínio mais ágil e uma inteligência acima da média, tem um alto preço: o assassinato de pessoas em série.
Desta vez, o autor Uranio Bonoldi causa uma reviravolta na história em um quebra-cabeças sombrio e envolvente. Nela, o protagonista da saga busca sua essência ao enveredar por caminhos que não havia experimentado nos livros 1 e 2. “Narro a jornada de uma pessoa que, mesmo diante das dificuldades da vida, desencontros, decepções e agressões, uma vez que entende seu propósito, consegue fazer uma trajetória mais leve e realizadora”, revela o escritor.
A obra traz a reflexão de que muitas vezes a boa decisão é pelo ‘não’. “Tentações ou propostas corta-caminhos que as pessoas nos propõem podem induzir e manipular. O ‘não’ tem um poder imenso de nos fazer caminhar pela nossa essência, pelos nossos valores e não por aquilo que os outros acham que devemos seguir e que atribuem ao que acreditam ser sucesso, fama e bens materiais”, comenta o autor Uranio Bonoldi.
Na realidade paralela traçada pelo autor é como se Tavinho voltasse no tempo e negasse a proposta de Iaúna para tomar o elixir. “Qual teria sido o destino do protagonista se tivesse dito ‘não’? Os conflitos nos quais ele se envolveu poderiam ser evitados ou ainda assim muitas das ameaças e ataques seriam uma realidade?”, questiona Bonoldi.
De acordo com o autor, todos os personagens que figuraram no primeiro e segundo volume estão presentes na obra, assim como os cenários São Paulo-Amazônia, regiões cada vez mais próximas na história.
E a saga não para por aqui. “Serão cinco volumes no total, abordando os poderes do homem e suas consequências. Muita coisa ainda está por vir”, revela Bonoldi.
Pré-venda disponível: A Contrapartida – Livro 3: A Contra-história
- Editora: Valentina; 1ª edição (31 janeiro 2023)
- Idioma: Português
- Capa comum: 248 páginas
- ISBN-10: 6588490534
- ISBN-13: 978-6588490532
- Dimensões: 23 x 1 x 16 cm
- Para comprar: Amazon
Sobre o autor
Uranio Bonoldi não perde uma oportunidade de viajar, pois adora conhecer lugares novos, fazendo caminhadas ou pedalando, bem como participar de programas culturais. Leitor eclético, gosta de livros de ficção, como os de Stephen King, e de não ficção, de filósofos contemporâneos, como James Hollis, além de leituras sobre gestão. Sedento por conhecimento e muito curioso desde sempre, Uranio acredita que a busca pelo autoconhecimento e estar em sintonia com os próprios valores são fundamentais para o bem viver.
Além de palestrante e consultor em processos de tomada de decisão, estratégia empresarial e governança corporativa, é professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”. Com experiência em gestão por mais de 30 anos também atua como executivo em médias e grandes empresas. Foi educado no método Waldorf, e graduou-se e pós-graduou-se em administração de empresas pela FGV-SP. Mora em São Paulo com a esposa e é pai de dois filhos.
Em seu Livro 1, a série “A Contrapartida” cativou rapidamente milhares de leitores, tornando-se um best-seller principalmente pela qualidade da trama e pela valorização da diversidade cultural brasileira.