A politicagem política

política
po.lí.ti.ca
sf (gr politiké) 1 Arte ou ciência de governar. 2 Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. 3 Aplicação desta arte nos negócios internos da nação (política interna) ou nos negócios externos (política externa). 4 Orientação ou métodos políticos: Política de campanário. 5 Arte ou vocação de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, influenciação da opinião pública, aliciação de eleitores etc. 6 Prática ou profissão de conduzir negócios políticos. 7 Conjunto dos princípios ou opiniões políticas. 8 Astúcia, maquiavelismo. 9 Cerimônia, cortesia, urbanidade. P. de campanário: a que só vê os interesses locais. P. econômica: teoria e prática da direção econômica de um país. P. de boa vizinhança: política caracterizada pelo princípio de amizade, cooperação e não-interferência nos negócios internos de outro país, principalmente país vizinho. P. social: conjunto dos princípios e medidas postos em prática por instituições governamentais e outras, para a solução de certos problemas sociais.

O vídeo abaixo feito pela CBS nos EUA, mostra políticos no Texas votando pelos “amigos”, no final da votação há mais votos do que políticos presentes. O vídeo é em inglês e sem legenda, mas mostra claramente a forma como os projetos estão sendo votados e no final deixa claro que é contra a lei um político votar pelo outro.

politicagem
po.li.ti.ca.gem
sf (político+agem) 1 Política ordinária, mesquinha e interesseira. 2 Súcia de maus políticos.

Aos 30&Alguns vemos que a política mundial está repleta de politicagem….

Curta nossa página 😉

One thought on “A politicagem política

  1. Para a gente ver que não é só aqui. Mas não por isso devemos deixar de nos revoltar com isso. Aliás, achei o tom da reportagem um tanto conformado e calmo demais.

    Como o Mestre Betinho costumava dizer: Temos que nos revoltar sempre. O dia em que deixar de me revoltar é porque aceitei o que está errado no mundo.

    O irmão do Henfil sabia das coisas. Fica a saudade de uma época em que a gente consegia transformar essa revolta em atitude. Aos 30 e muitos ainda tem esperanças de fazer um Brasil e um mundo melhor para minha filhota.

    Amplexos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn