Alergia x tapetes e cortinas

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), 40 milhões de brasileiros sofrem de rinite alérgica. Para reduzir os sintomas, é preciso evitar o contato com os alérgenos – que são os agentes que desencadeiam as reações e crises. Os mais comuns são os ácaros, epitélios de animais e pólen. Para identificar o que causa alergia, o paciente precisa buscar um médico e realizar testes.

Quem sofre com as alergias sabe bem a importância que deve ter com a limpeza, já que ácaros e fungos tendem a se multiplicar em áreas onde pó e umidade se acumulam. Por isso, todo cuidado com tapetes e cortinas é pouco e mesmo com o uso de aspirador ou de outras formas de limpeza cotidianas, com o tempo a poeira e os ácaros acabam se acumulando, em especial nos tapetes e cortinas. A recomendação é de que estas peças recebam higienização especializada ao menos uma vez por ano, ou sempre que necessário. Mas se as pessoas que vivem ou frequentam o ambiente têm alergias respiratórias, os cuidados precisam ser mais frequentes.

Se optar por ter cortinas em casa tente lavá-las a cada 15 dias em média, tente manter o ambiente mais ensolarado e arejado, use um pano úmido para a limpeza dos móveis e do chão, além de evitar produtos de limpeza que tenham muito odor. Sempre que possível use substancias especiais para eliminar o ácaro de superfícies, tapetes, carpetes, sofás, cortinas, pelúcias, sapatos, roupas e outros materiais têxteis.

Tapetes leves, feitos de material sintético, fibras ou couro sem pelo são mais indicados, devido à maior facilidade de limpeza. Quando possível realize a impermeabilização da peça, que se mantém limpa por mais tempo. Independente do material do tapete ou das cortinas, todos necessitam de cuidados especializados na hora da higienização.

Existem também novos aspiradores de pó, com filtro especial de água, que realizam a limpeza profunda de alguns destes itens e algumas empresas especializadas que utilizam produtos e tratamentos específicos para cada tipo de fibra ou tecido, para evitar manchas e desbotamentos.

Recebemos um release informando que a Lavasecco promove anualmente campanhas especiais, durante os meses de setembro e outubro, a rede oferece descontos especiais na limpeza de tapetes, e em outubro e novembro, há também o desconto para lavagem de cortinas. Não recebemos informações referentes aos preços.

 

 

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn