Alimentos que ajudam o sistema imunológico

Vocês sabem que sempre é bom estar atento aos alimentos que ingerimos e quanto mais saudável for o alimento , melhor para o nosso sistema imunológico. Esses alimentos que ajudam o nosso sistema, são ricos em vitaminas, minerais e omega-3 e incluí-los na alimentação semanal pode ajudar a melhorar os níveis de energia e diminuir por exemplo o número de gripes/resfriados que acabamos pegando durante o ano.

Além é claro de sempre estarmos atentos ao nosso dia-a-dia, pois estresse físico, ambiental, emocional e alimentação desequilibrida podem provocar prejuízos ao nosso sistema imunológico.

Algumas pessoas consomem multi-vitaminas e suplementos dietéticos e nutricionais diariamente, ao invés de ingerir alimentos na combinação correta, já outros por sua vez acabam exagerando em alguns alimentos, quem nunca ouviiu falar que laranja é ótima porque possui vitamina C?

Outros alimentos também são ótimos para a sua saúde, como brócolis, tomate, pêssego e maçã e também possuem Vitamina C.

Você sabia que se o seu organismo não tiver cálcio e magnésio suficientes, as suas células não conseguem absorver eficientemente a Vitamina C e se você consumir 1l de leite por dia e adicionar copos de suco de laranja, o ácido do suco em conjunto com o o leite, podem causar problemas no seu estômago?

Você sabia que pessoas com intolerância a lactose (Deficiência de Lactase/alergia ao leite) podem ter náuseas, cãimbra, distensão e cólica abdominal, flatulência e diarréia ao consumir leite?

A carne de caranguejo, lagosta e ostras são ricas em cálcio, magnésio e vitamina C.

O salmão contém váras vitaminas e minerais, mais uma quantia saudável de omega-3, segundo estudiosos pode ser benéfico para prevenir doenças do coração, câncer e artrite.

O brócolis que já foi mencionada acima, também contém minerais, cálcio, magnésio e selenio, um mineral micronutriente com importância como antioxidante na eliminação de radicais livres, além de ajudar no funcionamento da glândula tireóide. O frango por exemplo é uma boa fonte de selenio.

Segundo estudos de  alguns pesquisadores mostraram que os betaglucanos encontrados nos cogumelos comestíveis ajudam a aumentar a contagem de células brancas do sangue.

Os betaglucanos, classificado como uma fibra alimentar solúvel, estão presente em grande concentração em cereais como a aveia e a cevada e em menores quantidades no arroz, trigo, centeio e milho.

Patsy Hamilton, profissional na área de saúde, recomenda que as pessoas adicionem na sua alimentação de três a quatro vezes uma semana, salmão, mariscos e/ou atum,f rango, uma variedade de frutas e verduras inclusive brócolis e cogumelos, sempre que possível.

Dicas:

Alimentos ricos em Vitamina A (manutenção da integridade das membranas mucosas): cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão,

Alimentos ricos em Vitamina C (itamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos): Morango, Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus,repolho e pimentão verde.

Alimentos ricos em Vitamina E (protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres): germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho, girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Alimentos ricos em Ácido Fólico (essencial para a formação dos leucócitos – glóbulos brancos – na medula óssea): fígado, feijões, brócolis, couve, espinafre.

Alimentos ricos em Zinco (atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos): carnes, peixes, ostras, crustáceos,aves, leite, Cereais integrais, feijões e nozes.

Alimentos ricos em Selenio (grande capacidade antioxidante): castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.

Dicas:
– Alimentos ricos em Vitamina A (manutenção da integridade das membranas mucosas): cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão,
– Alimentos ricos em Vitamina C (itamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos): Morango, Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus,repolho e pimentão verde.
– Alimentos ricos em Vitamina E (protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres): germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho, girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
– Alimentos ricos em Ácido Fólico (essencial para a formação dos leucócitos – glóbulos brancos – na medula óssea): fígado, feijões, brócolis, couve, espinafre.
– Alimentos ricos em Zinco (atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos): carnes, peixes, ostras, crustáceos,aves, leite, Cereais integrais, feijões e nozes.
– Alimentos ricos em Selenio (grande capacidade antioxidante): castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.

fontes: Ezine Articles; Vya Estelar

Curta nossa página 😉

6 thoughts on “Alimentos que ajudam o sistema imunológico

  1. Pingback: Rafael Alenca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn