Alopecia é a perda de cabelo em parte da cabeça ou do corpo. Como a estética pode ajudar a devolver a autoestima de quem sofre com a doença?
Não gostar do próprio reflexo no espelho pode causar uma série de transtornos, como depressão, baixa autoestima, insônia, distúrbios de humor, introspecção e, consequentemente, mais vulnerabilidade. Entre os problemas relacionados à essa baixa autoestima, a perda de pelos em áreas como a sobrancelha é, sem dúvida, um dos mais problemáticos, especialmente quando falamos do universo feminino.
Algumas mulheres associam o afinamento progressivo das sobrancelhas ao hábito de retirá-las com pinça ao longo dos anos, o que realmente pode acontecer. No entanto, esses pelos também podem ser alvos de alguns tipos de alopecia (doenças que provocam a queda dos cabelos e/ou dos pelos do corpo), como a alopecia fibrosante frontal, que causa perda definitiva do fio e afeta principalmente as sobrancelhas e a linha de implantação da parte da frente do cabelo; e a alopecia areata, que pode provocar desde queda localizada dos cabelos até perda de todos os pelos do corpo (alopecia areata universalis). Apesar de não ter uma causa exata definida, acredita-se que fatores genéticos, imunológicos e até mesmo condições alérgicas sejam o ponto principal para desencadear o problema.
Para recuperar a autoestima de quem sofre com o problema, além dos tratamentos médicos, a estética também pode atuar a favor, como com o uso da nanopigmentação de sobrancelhas, mais recente técnica de tatuagem cosmética semipermanente, que tem o poder de deixar o olhar mais realçado e preencher as sobrancelhas de forma bem natural, além, é claro, de transmitir um aspecto mais harmônico para o rosto.
Muito além de um procedimento estético
A reconstrução das sobrancelhas eleva a autoestima e a qualidade de vida, é uma forma de transformar momentos de dor em superação. “Reconstruir sobrancelhas e dar uma nova chance para essas pessoas se olharem no espelho com mais amor é motivo de grande orgulho para mim, pois me proporciona um imenso prazer poder fazer com que mulheres se sintam empoderadas novamente.”, explica Mayara Louredo, nanopigmentadora que ganhou destaque internacional com sua técnica natural e artística, premiada com uma série de troféus em renomadas competições.
O destaque da técnica é a utilização de uma lâmina composta por 15 nanoagulhas que desenham os fios de forma mais delicada e extremamente finos, permitindo resultados que se assemelham ainda mais ao pelo natural, possibilitando uma aparência mais próxima da realidade, com fios detalhadamente desenhados, afastando a aparência artificial de outros métodos, o que é fundamental para quem sofre de alopecia e procura por resultados mais próximos da realidade.