A) Macroambiente
- forças demográficas / econômicas – aspecto populacional, dados demográficos como número de homens/mulheres, faixa etária da população, distribuição de renda, concentração de renda, disponibilidade de capital para investimento.
- forças ecológicas / tecnológicas – o que está acontecendo no ambiente. Como o ambiente afeta sua empresa e vice-versa.
- forças culturais / sociais – verificar as tendências culturais, quais são os valores culturalmente importantes no momento.
- forças políticas / legais – verificar legislação do que você vai abrir, uma consultoria, ver forças políticas.
B) Microambiente
Restrito ao ramo do negócio que você escolheu, mais exclusivo.
- concorrentes- define o tipo de material que você vai comercializar, você deve analizar o concorrente e determinar o quanto você vai gastar para finaliza o investimento.
- fornecedores – ex: matéria prima e embalagem
- distribuidores – quem irá distribuir, ponto de venda onde os produtos irão ficar expostos ao consumidor, passa a ser a própria publicidade.
- consumidor final (target) – segmento que você definiu como aquele que será o seu consumidor.
MODELOS BÁSICOS DE PLANEJO EM MKT
- 4 A’s – prof. Raimar Richers)
- análise- levantamento de dados de mercado, como o perfil do consumidor, tamanho do mercado, concorrência,
- adaptação – elaboração do produto ou serviço de acordo com as informações obtidas ( embalagem, nome, preço…)
- ativação – torna o produto conhecido e leva o consumidor a compra. (propaganda, promoção, rp, garantia)
- avaliação – visa controlar o desempenho fazendo correções no plano quando necessário.
2. 4 P’s – prof. Jerome McCarthy
- produto: é moldado de acordo com as informações obtidas.
- ponto: perfeita distribuição do produto
- promoção: divulgação do produto para o público alvo.
- preço: resultado de uma série de estudos – custo industrial, prestigio do produto, imagem do lucro, poder aquisitivo.
(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)