PLANEJAR = idéia + organizar a ação + objetivo

 

Objetivo de planejar é alterar a realidade, transformá-la, organizando idéias, raciocínio lógico e realidade e transformando-as em ação. Ao planejar deve-se levar em conta:

  • olhar o concorrente
  • tirar o perfil do consumidor/público alvo
  • descobrir por que a demanda não gosta e por que
  • verificar: nível social, cultural, profissão, idade, solteiro/casado do consumidor/público alvo
  • identificar por que o consumidor/público alvo adiquiri tal produto ou frequenta tal lugar

Baseado nas informações acima, pode-se iniciar a 1ª Fase do Planejamento, que consiste em:

  • coleta de dados
  • análise de dados
  • seleção de dados

Os dados estatísticos constam de:

  • dados – físicos, econômicos, geográficos, sociais
  • econômicos – produto da econômia, como vem o produto, para onde vai, como circula, ingressos, gastos, ..
  • informações sobre o planejamento global setorial
  • divisão regional por zonas/regiões/continentes

Após analisar os dados, os resultados devem ser:

  1. ordenados
  2. completados
  3. analisados

Levando em conta:

  • motivos para a criação do produto
  • tempo de duração do produto
  • tipo de produto
  • previsão de gastos para calcular o preço
  • infra estrutura báscia para desenvolver o produto

(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com