BELAScomASAS
BELAScomASAS

BELAScomASAS estreia dia 1º de outubro, às 22h, na TV Cultura. O poder do cinema para iluminar nossas inquietações

O cinema não apenas diverte — ele antecipa o tempo. É a partir dessa premissa que nasce BELAScomASAS, novo programa da TV Cultura que estreia no dia 1º de outubro, às 22h.

Gravado no palco do Cinema Belas Artes, ícone cultural de São Paulo que exibe filmes desde 1956, o programa transforma o cinema em oráculo contemporâneo. Clássicos e obras emblemáticas são revisitados como gatilhos para refletir sobre dilemas urgentes da sociedade, sempre acompanhados de debates com convidados que atravessam filosofia, psicanálise, sociologia e jornalismo.

A direção e concepção artística são da cineasta Paula Trabulsi, sócia do Belas Artes e fundadora do coletivo internacional de inteligência criativa ASAS.BR.COM. A cada episódio, Trabulsi conduz conversas com nomes como a socióloga Isabelle Anchieta, o psicanalista Christian Dunker, a psicóloga Lúcia Rosenberg e o jornalista Fernando Luna, entre outros.

Mais que um programa de entrevistas, BELAScomASAS parte de uma ideia clara: “o cinema vê antes”. Filmes que no passado intuíam ou decifravam dilemas de seu tempo hoje iluminam as questões que enfrentamos no presente. “O que hoje parece urgência, ontem já era metáfora, poesia, cena”, define o manifesto do programa.

BELAScomASAS é mais que um programa de TV. É um convite para experimentar outros pontos de vista, com filmes que revelam o agora e conversas que iluminam o futuro.

Sobre os episódios da 1ª temporada:

  • Ep. 01 – A tecnologia te humaniza?

Como a tecnologia redefine nossa humanidade e nossos vínculos sociais.

Filmes: Blade RunnerA Rede SocialMatrixHerJogador Nº 1Não Olhe Para Cima.

Com: Ana Arruda (especialista em cinema e tecnologias imersivas), Dilma Campos (líder em inovação ESG) e a cineasta Paula Trabulsi.

  • Ep. 02 – Feminino ontem•hoje•amanhã

A evolução da representação feminina no cinema e seus reflexos culturais.

Filmes: de Rainha Christina a Pobres Criaturas.

Com Claudia Colaferro (fundadora da Angelus Network), jornalista Fernando Luna, e a cineasta Paula Trabulsi.

  • Ep. 03 – Lealdade interna

Filme: Pobres Criaturas (Emma Stone como Bella Baxter).

Bella Baxter como musa da “lealdade interna”: a potência de sermos fiéis ao que nos constitui.

Com Lúcia Rosenberg (psicoterapeuta e criadora do canal #BoraJogarConversaDentro) e a cineasta Paula Trabulsi.

  • Ep. 04 – O que super-heróis e heroínas dizem sobre as transformações da sociedade

Heróis e heroínas como espelhos dos medos, desejos e transformações sociais.

Filmes: de Star Wars (1977) a Superman (2025).

Com: socióloga profa. Isabelle Anchieta, jornalista Fernando Luna, cineasta Paula Trabulsi.

  • Ep. 05 – Masculino ontem•hoje•amanhã

A desconstrução das masculinidades e seus novos contornos afetivos, éticos e sociais.

Filmes: O Poderoso ChefãoOs ImperdoáveisClube da LutaCentral do BrasilMe Chame Pelo Seu NomeHistória de um Casamento.

Com: psicanalista Christian Dunker, jornalista Fernando Luna, cineasta Paula Trabulsi.

  • Ep. 06 – Especial COP

O cinema como gatilho para pensar nosso lugar nas grandes transformações planetárias.

Último episódio, dedicado às mudanças climáticas, sustentabilidade e futuro coletivo. Será gravado em 14 de outubro no Cinema Belas Artes.

By redator

Posts assinados como redator são sugestão de pauta enviados por agências.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com