Hoje, dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro, e com isso em mente, a Georgia do Saia Justa e a Meiroca do Pensieri e Parole tiveram a idéia da Blogagem Coletiva: O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?.
“A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional… No Brasil, o índice de analfabetismo funcional é medido entre as pessoas com mais de 20 anos que não completaram quatro anos de estudo formal…No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo…” (fonte: Planeta Educação) .
Olhando esses dados, fica difícil de tentar enxergar a curto ou até mesmo longo prazo uma mudança significativa na nossa sociedade, sem educação o povo é facilmente manipulado com todos os tipos de bolsa esmola, sem educação fica fácil manipular a população e assim continuar com a política sórdida do Pão e Circo.
“o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do desempenho das escolas que participaram do Enem em 2007. A análise dos dados mostra que das 20 escolas que obtiveram as melhores notas no exame, apenas duas são da rede pública e, ainda assim, ligadas a universidades federais.” (fonte: Agência Brasil)
“Taxa de abandono do ensino médio passa de 13,24% para 15,67% no Rio em 4 anos… A despeito da explosão das matrículas, os colégios de ensino médio não conseguem evitar o aumento da evasão e da reprovação. Dados da Fundação Cide mostram que, no Estado do Rio, a taxa de abandono do ensino médio aumentou de 13,8%, em 2000, para 16,1%, em 2004. No mesmo período, a taxa de aprovação caiu de 75,5% para 70,8% dos alunos…” (fonte: Fundação Cide)
Esses dados são alarmantes, em uma cidade que até 2000 contava com 811 comunidades carentes, uma cidade dominada pelo medo, pelo tráfico, pelas milícias, por anos seguidos de descaso, de governantes interessados acima de tudo no próprio bem estar do que da população em geral. Ao andar pelas ruas da cidade a quantidade de menores e moradores de rua é absurda. A quantidade de meninos, na sua grande maioria negros, fazendo malabares com bola de tênis nos sinais de trânsito em troca de moedas assusta e o futuro desses jovens não inspira grandes transformações para melhor, muito pelo contrário, o caos urbano parece caminhar cada vez mais para um estado de terror e violência. A educação é esquecida, os pobres são esquecidos…
Apesar de mostrar os dados acima, não posso efetivamente contribuir com uma resposta digna do que deveria como cidadã, ao ser perguntada ” O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?”, infelizmente a minha resposta é absolutamente nada.
Poderia fazer como a minha mãe que dá aulas para sua secretária do lar dentro do horário do expediente de trabalho e não desconta um tostão do salário.
Quando escrevi o post convocatória, pedi para os leitores informarem o que fazem, e alguém (não se identificou) da Casa Ofício (ONG que atende Pessoas Especiais, através de diversas Oficinas Terapêuticas e Profissionalizantes) deixou o seguinte comentário:
“Olá,
A respeito do que fazemos para acabar com o analfabetismo no Brasil… implantamos em nossa instituição salas do projeto Paraná Alfabetizado, onde estamos atendendo 03 turmas de jovens e adultos com limitações e que não conseguiram aprender a ler e escrever…o estado paga as alfabetizadoras e nós cedemos o espaço físico, materiais, lanches e supervisão de Psicopedagoga e Professora Especialista em Educação Especial…tem dado certo, em 2007 já tivemos alguns jovens que foram alfabetizados e já estão no Mercado de Trabalho formal, graças ao programa de alfabetização e o preparo para o trabalho em nossas oficinas. Muuuuito gratificante!!!”
A solução para um país melhor, para que o Brasil se torne o país do futuro é que seja investido em educação, que nós cidadãos “letrados” não nos calemos em frente a esse quadro que nos é mostrado, que os estudantes façam assim como fizeram em Brasília, exijam educação e respeito e que aqueles que estão em cargos de poder que têm como obrigação zelar pela educação do povo brasileiro, não desviem dinheiro para fazer obras e comprar lixeiras de quase mil reais.
Aproveitando, informo que fui convidada pelo blogueiro e amigo virtual Daniel Becher , a ajudar o blogueiro Rafael Ziggy a divulgar o projeto e iniciativa do grupo “Voluntários em Ação” que funcionará como uma espécie de blogagem coletiva contra o analfabetismo digital.
De 25 a 27 de abril, ocorre o Dia Global do Voluntariado Jovem, e o Movimento Blog Voluntário propõe aos blogueiros que nos 3 dias de ação, escrevam posts direcionados a quem tem pouca habilidade com o computador, podendo ser artigos, tutoriais, entre outros.
Aos 30&Alguns fico feliz de apesar de parecer pouco, um grupo de pessoas tenta se reunir em torno de idéias e melhorias para o nosso país, mesmo que seja na forma de posts e conscientização. Mais uma vez, parabéns a Georgia, Meiroca, o pessoal do Movimento Blog Voluntário e a todos nós blogueiros que não estamos na internet simplesmente para entreter, mas também para conscientizar.