Cada dia que passa mais sujeira se vê

Outro dia eu escutei o seguinte comentário em uma roda de amigos, que finalmente toda a sujeira está vindo a tona, nunca tantos corruptos foram desmascarados no Brasil e isso me levou a pensar (como sempre).

O Brasil é como uma empresa em que você vê um outro funcionário roubando, sendo um cidadão direito e honesto, o seu procedimento é denunciar ao antigo departamento de recursos humanos (hoje não sei bem o nome, acho que é algo relacionado a talento) . Você entra e começa a relatar o ocorrido, eles te escutam, durante a conversa balançam a cabeça e fazem anotações, tudo parece ser muito sério, durante o resto da semana o funcionário é afastado.

Você volta para casa pensando que valeu a pena tomar aquela atitude, passa o final de semana tranquilo e orgulhoso de si mesmo por ter sido honesto e mantido pessoas boas na empresa.

Na segunda-feira você retorna ao trabalho e para sua surpresa o larápio não está mais trabalhando naquele setor, naquele local, mas foi transferido para outro setor em outra filial.

Aos 30&Alguns eu acho que essa comparação boba e simples é bem real e aí eu pergunto, você acha que valeu a pena todo o esforço? Valeu a pena se expor? Então a política no Brasil e as denúncias de corrupção funcionam mais ou menos como na situação hipotética descrita acima … muito esforço para tentar manter a moral, os direitos, o respeito para nada, quem tem o poder para mudar, nada faz, não se interessa, não consegue ver o todo, não consegue simplesmente enchergar o quanto um ato de justiça pode mudar e motivar tantos outros a seguirem o caminho do bem, da honestidade e da justiça.

Curta nossa página 😉

4 thoughts on “Cada dia que passa mais sujeira se vê

  1. No Brasil estão todos comprometidos. Não se denuncia para esta não ser revertida contra você mesma. Por esse e outros motivos, a denúncia passou a ser anônima (disque denúncia). O povo não faz, uns porque têm medo, outros porque têm o rabo preso.
    O corrupto aprende a sê-lo dentro da própria casa. Famílias contaminadas sem senso de moral. Alguns culpam a pobreza, como se tudo fosse culpa do pobre. Pra mim é falta de caráter mesmo!

    com certeza é falta de carater, pois os grandes corruptos, os políticos e seus amigos que lhes presenteiam nada tem de pobre, muito pelo contrário, possuem mansões, contas no exterior, viajam de jatinhos…

  2. Os que detem o poder são os que mais cometem esses deslizes, pq sabem que estão imunes a isso..
    A culpa é do povo que vota errado?
    Pode ser, mas até mesmo pessoas muito honestas acabam se corrompendo, já vi alguns exemplos disso na minha vida..
    Todo mundo tem um preço?

    será que a culpa é do povo que vota errado? todos votam errado…todas as classes sociais, alfabetizados e analfabetos? Seria? Parece que em política, aqui no nosso país, a maioria acaba tendo um preço e quem paga por isso direta ou indiretamente somos nós o povo brasileiro…

  3. sabe o que eu acho?
    acho que hoje se denucia mais
    acho que antes todo mundo era mais conivente ou medroso ou indiferente.
    acho que democracia é uma coisa muito difícil e num país com menos de vinte anos de democracia (porque antes nunca existiu mesmo, e depois teve o Golpe Militar) o brasileiro ainda está aprendendo.
    ao contrário de muitos eu acho ótimo que existam tantas CPIs, tantas denúncias e escândalos. talvez não seja o caminho mais bonito, mas é necessário se livrar dos ranços de anos e anos de opressão. parece fácil ser uma democracia, mas não é.

    Oi Rosa, concordo que hoje em dia se denuncia mais e que a democracia é algo difícil e que é bom ter tantas CPIs, denúncias e escandâlos, mas de que adianta tudo isso, se no final a maioria das denúncias não dão em nada? se hoje os denunciados são indiciados e amanhã tudo é abafado? se o povo passa fome e tem político reclamando que com o salário que ganha depois de pagar as contas sobram apenas R$5.000,00 para viver enquanto a maioria da população não recebe nem mesmo 1 salário mínimo? A frustração não vem das denúncias e sim da falta de execução das leis para os crimes cometidos por aqueles que foram eleitos por nós para nos representar no governo… obrigada pela visita e volte sempre…

  4. A voz do povo é a voz do povo…e infelizmente a voz do povo não é assim tão afinada…eu acho que precisa de educação e um pouco de parada obrigatória para rever os conceitos da vida e outras opiniões. Todo mundo que já conversei quando estive no Brasil, sempre sabiam demais das coisas sem ao menos ter pensado no assunto. Como o exemplo acima, se todos cometem injustiças, porquê eu não irei cometer também? Nem sempre as ações de outras pessoas justificam a própria, e nem páram um segundo para pensar em outras possibilidades. E é triste realmente quando uma justiça acontece e passa-se ignorado.
    A culpa está em cada um, e não é o que dizem, que o povo é a nação? Onde está o povo unido procurando por justiças se nem ao menos conseguem perceber as pequenas infrações da vida? Poucos se salvam, e sinto pena desses…Por isso mesmo que nem da maioria e nem da minoria eu faço parte, aí no Brasil, eu sou de um lado que se chama *Nenhum.

    oi Daniduk, nesse outro texto “O Brasil não tem futuro” tem um pouco do que eu acho do nosso país através de uma visão de quem morou uns bons anos em outros lugares…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn