Variações hormonais femininas influenciam doenças do labirinto, alerta otorrinolaringologista
De acordo com o otorrinolaringologista Dr. Ricardo Dorigueto do Hospital Paulista, o equilíbrio dos fluidos labirínticos pode ser afetado por mudanças hormonais no ciclo menstrual, na gestação e na menopausa. Essas alterações podem influenciar doenças do labirinto, como a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) e a doença de Ménière.
Durante o ciclo menstrual, as variações hormonais femininas podem afetar o labirinto e influenciar o surgimento de doenças como a VPPB e a doença de Ménière. Durante a gestação, a progesterona pode aumentar a quantidade de água e sódio no labirinto, gerando uma pressão interna maior e sintomas semelhantes aos da síndrome de Ménière.
Já na menopausa, as alterações hormonais podem aumentar a incidência de VPPB em mulheres. Essa relação pode estar relacionada aos receptores de estrogênio na orelha interna.
Diante disso, é importante que as mulheres fiquem atentas às possíveis alterações no labirinto durante essas fases da vida e procurem um otorrinolaringologista para um diagnóstico correto e tratamento adequado. O especialista poderá indicar as melhores opções de tratamento para cada caso, aliviando os sintomas e melhorando a qualidade de vida das pacientes.