Thereza Santos, intelectual, professora, publicitária, escritora, diretora de teatro e carnavalesca, um dos nomes mais importantes e influentes no Movimento Negro Brasileiro,doou diversos objetos de arte da cultura africana e livros ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Universidade Federal de São Carlos.
“Todos o material doado foi adquirido ao longo da vida de Thereza Santos, em suas viagens à África, e retratam a sua trajetória de luta pelo reconhecimento e pertencimento à identidade étnicorracial.”
A Coleção lançada pela UFSCAR é composta por esse material e faz parte da Unidade de Ensino, Informação e Memória (UEIM) da UFSCar e será aberta ao público, para visitação e consulta, em 2010.
“Um trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar pesquisou as contribuições didático-metodológicas de Thereza Santos para a educação das relações étnicorraciais, iniciativa premiada no Concurso Nacional de Monografias 2009, promovido pela Coordenação de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e com o Ministério da Educação. O estudo, de Evaldo Oliveira, analisou trechos do livro escrito por ela – “Malunga Thereza Santos – a história de vida de uma guerreira” – e apontou a importância da obra como ferramenta pedagógica para o ensino da diversidade. O livro foi publicado pela EdUFSCar e pode ser encontrado na Livraria da Editora, na área Norte do campus São Carlos da UFSCar, ou pelo site www.editora.ufscar.br.”
O trabalho da Unidade UEIM pode ser conferido também pelo site www.ueim.ufscar.br.
Dica da Sam Shiraishi via UFSCAR.