Frutas cítricas podem causar queimaduras graves e difíceis de tratar. Especialista explica como cuidar de queimaduras causadas por esses alimentos
O verão chegou e com ele as clássicas situações de queimaduras ou manchas relacionadas ao suco de frutas cítricas que ficam sobre a pele durante a exposição ao sol. Além do limão, o abacaxi, o kiwi, a laranja, a tangerina e o caju são exemplos de frutas que podem causar manchas difíceis de retirar e até queimaduras dolorosas e graves.
“O primeiro cuidado é lavar muito bem as mãos e braços depois de cozinhar, preparar um suco ou um drink com qualquer uma destas frutas. O mesmo vale para a pele do rosto, especialmente no caso de bebidas que entram em contato com a região dos lábios”, afirma a enfermeira e especialista em queimaduras da Vuelo Pharma, Cynthia Veiga.
Outro cuidado essencial é o uso do filtro solar sempre que o corpo estiver em contato com a água ou líquidos que levam suco das frutas, o que diminui muito a probabilidade de queimaduras ou manchas pois o bloqueador cria uma camada sobre a pele.
Nos casos em que a queimadura já aconteceu, a dica é não colocar sobre a pele nenhuma solução caseira como manteiga ou pasta de dente. “O correto é lavar a área afetada com água corrente e procurar um médico quando a queimadura é mais grave, como as de segundo grau. Soluções caseiras dificultam a avaliação médica, podem agravar o estado da lesão e trazer consequências até irreversíveis”, diz.
Cynthia recomenda o uso de produtos regeneradores da pele e aprovados pela Anvisa para diminuir os efeitos das queimaduras. “Existem excelentes opções de produtos no mercado. Eu recomendo a Membracel, que é um curativo especial capaz de substituir temporariamente a pele e que não precisa ser trocado todos os dias. Essa membrana reduz a dor, pois isola as terminações nervosas, e também acelera o processo de cicatrização. É fácil de encontrar e com preço justo”, finaliza.