Os profissionais da área de Recursos Humanos têm, entre diversas atribuições, a tarefa de capacitar funcionários para novos processos e orientá-los sobre mudanças de diretrizes, mas muitas vezes a impressão que dá é que eles nem sempre tem conhecimento desse fato, se aprenderam na faculdade, parecem ter esquecido ou o nível hierárquico superior não os deixa cumprir seu papel de promover o redirecionamento de uma rotina organizacional sempre levando em conta se os métodos utilizados são os mais eficientes e adequados para promover uma comunicação eficiente dentro da empresa.
É preciso compreender com clareza o universo em que a empresa está inserida, repleto de pontos de dispersão como os smartphones, que remove a atenção do funcionário por alguns segundos e /ou minutos e o processo de retomada da concentração sobre o que estava (ou já deveria estar) fazendo é mais longo. Some a isso as multitarefas, fazer três, quatro, cinco tarefas simultaneamente. Quando uma está improdutiva, parte para a seguinte e, até de forma dispersiva, já entrou em uma terceira tarefa quase sem perceber.
O RH precisa ter a clareza de que não basta apenas impactar um colaborador em sua rotina, mas também reter sua atenção pelo maior tempo possível ao invés de entrar em um ambiente e proferir avisos em voz alta, que tendem a ser tão ineficiente quanto fixar uma circular num quadro de avisos, o ideal seria preparar uma explicação apoiada em imagens e sob um raciocínio claro, fluido e direcionado, comprovadamente mais eficiente.
Quando os recursos visuais são utilizados, a taxa de retenção de uma mensagem pelo receptor atinge 80%, em uma apresentação é exclusivamente oral, apenas 10% da mensagem do transmissor é efetivamente absorvida pelo receptor. Apresentações com suporte visual, com tabelas e gráficos, imagens e vídeos, são 43% mais persuasivas que uma apresentação exclusivamente oral.
Fugir da lógica cansativa dos slides amplia o poder de impacto e retenção. O profissional de RH deve preparar as apresentações de acordo com os diferentes grupos de profissionais, deve ser breve e sucinto e conectar as pessoas ao contexto da empresa, trazendo exemplos da cultura da empresa engajado com exemplos e exercícios ao fim da apresentação.
Via