Quem mora em apartamento sabe bem como é a espera do elevador, se o prédio tem poucos andares, até que a espera pode ser menos demorada, a não ser que algum morador fique segurando o elevador e quem mora em edifícios com muitos andares sabe bem o tempo que pode demorar para que o elevador chegue no seu andar.
Adicione a tudo isso o problema com o abastecimento de energia elétrica em parte do país e nada mais correto do que ajustar e reduzir os custos dos condomínios para gerar alguns embates do que realmente é mais eficiente para poupar.
Segundo o Banco Mundial, o Brasil é apontado como o sétimo país que mais consome energia elétrica no mundo. Estudos revelam que, hoje, 99% da população brasileira já tem acesso ao serviço.
O elevador é um item responsável por grande parte do consumo de energia do condomínio, e equipamentos com sistemas mais antigos têm um gasto ainda maior. Por isso, deve-se atualizar o quadro de comando e a máquina de tração, gerando economia neste consumo já que os elevadores com uma tecnologia mais moderna podem reduzir em até 30% o consumo de energia do condomínio.
Veja as dicas e sugestões da Atlas Schindler:
- Para subir um ou dois andares, utilize as escadas.
- Ao chamar o elevador, aperte somente o botão de subida ou descida, de acordo com o seu destino.
- Caso haja mais de um elevador no condomínio, chame somente um equipamento.
- Acione o ventilador, o interfone e o alarme apenas quando realmente necessário.