Contra a gripe, seu escudo é a vacinação

Tendo um filho de 4 anos, esse ano já fizemos nossa parte, meu filho já foi devidamente vacinado no posto de saúde aqui do bairro.

Se você ainda não vacinou o seu filho ou se faz parte ou conhece alguém que faça parte do grupo prioritário, a quem a vacina é destinada, não esqueça de ir ao posto de saúde mais próximo.

Desde o dia 04 de maio de 2015 teve início, em todo o território nacional,  a Campanha de Vacinação contra a Gripe onde o governo disponibilizou mais de 54 milhões de doses da vacina para garantir a vacinação de cerca de 49,7 milhões de pessoas. 

A vacina tem como objetivo proteger a população contra os três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. 


Do que é composta essa vacina?
A vacina traz em sua composição os vírus que mais circularam no mundo e é fundamental para reduzir as complicações e óbitos causados pela gripe. 


Quem deve ser vacinado?
Quem faz parte do grupo prioritário, parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença.

Quem faz parte do grupo prioritário?
– crianças de seis meses a menores de cinco anos; 
– pessoas com 60 anos ou mais; 
– trabalhadores da saúde; 
– povos indígenas; 
– gestantes; 
– mulheres até 45 dias após o parto; 
– portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
– portadores de outras condições clínicas especiais;
– população privada de liberdade; 
– funcionários do sistema prisional

Como o vírus é transmitido?
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.  Ocorre também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). 

Além da vacina, como podemos nos proteger?
Lavando as mãos várias vezes ao dia; cobrindo o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitando tocar o rosto e não compartilhando objetos de uso pessoal.

Não se esqueça, a campanha termina no dia 22 de maio, a vacine contra influenza é segura, uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. 

Para maiores informações visite: Portal da Saúde

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn