Crianças, Saúde e O Dia Mundial do Câncer

  “Eu amo minha infância saudável e ativa”

Dois anos atrás uma das crianças da minha família, que na época ia fazer 5 anos foi diagnosticada com Leucemia, “uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais.” (INCA).

A dor dos pais ao receber a notícia e ao ter que ser forte para enfrentar todos os passos do tratamento. É algo inexplicável e  ninguém sabe o que  é, a não ser que tenha passado pela situação.

Eu posso tentar imaginar, mas sei que não conseguirei alcançar nem 1% do que realmente sentiram.

“Segundo as Estimativas de Incidência de Câncer no Brasil para 2006, publicadas pelo INCA, as leucemias atingirão 5.330 homens e 4.220 mulheres este ano.” (INCA)

A verdade é que dificilmente imaginamos que alguém que seja próximo em algum momento irá sofrer com algum tipo de doença grave, ainda mais quando falamos de crianças, nenhum pai, nenhuma mãe vai imaginar que sua próle pode de uma hora para outra passar por um sofrimento terrível sem nem menos entender ao certo o que está acontecendo eprincipalmente porque.

Alguns dos sintomas da leucemia são: palidez, febre, aumento do baço e sinais decorrentes da trombocitopenia, tais como  sangramento nasal, hemorragias conjuntivais, sangramentos gengivais, pontos violáceos e manchas roxas na pele.

A muito tempo havia pensado em escrever sobre o assunto e hoje além de falar um pouco da Leucemia, aproveito para informar que o controle do peso na infância é o tema de hoje, se você não sabe, dia 04 de Fevereiro é o Dia Mundial do Câncer.

  • Você sabia que anualmente no mundo 6 milhões de pessoas morrem por causa do excesso de peso/obesidade ?
  • Você sabia que entre 30 e 45 milhões (2 a 3%) de crianças no mundo com idade entre 5 e 17 anos são obesas?
  • Você sabia que o excesso de gordura corporal aumenta o risco do desenvolvimento de vários tipos de câncer ( endométrio, rim, vesícula, pâncreas, mama e intestino)?
  • Você sabia que ao amamentar o recém-nascido até o 6º mês de vida, a mãe está ajudando a reduzir em 13% as chances da criança tornar-se obesa?

O tema da campanha global é “Crianças de hoje, mundo de amanhã”, e o objetivo é “mobilizar familiares, profissionais de saúde, educadores e o poder público para a promoção da saúde e prevenção do câncer, por meio do estímulo a um estilo de vida saudável para as crianças, com escolhas alimentares adequadas e uma vida fisicamente ativa.

Aos 30&Alguns eu acredito que esse tema é importante e indico para quem quiser saber mais a respeito, visite os websites: INCA e MAXPRESS.

Ah e a minha priminha? Vai muito bem, obrigada!

Curta nossa página 😉

5 thoughts on “Crianças, Saúde e O Dia Mundial do Câncer

  1. Achei super do bem a sua iniciativa! Parabéns. Conscientização é o primeiro passo. Muitas vezes detectar o câncer logo no início é o que salva um paciente.
    E fico muito feliz de saber que a priminha ficou bem.
    BJs!

  2. Pois é, Veridiana. Cerca de 30,3% das crianças com idade entre 6 e 11 anos e 30,4% dos adolescentes com idade entre 12 e 19 anos estão com excesso de peso ou obesas. A probabilidade que elas venham a ter câncer no futuro é muito maior que uma criança sem excesso de peso.
    Abraços

  3. há alguns meses luto contra o cancer na vida da minha sogra e não é facil, estou nessa luta de buscar informaçoes que possa ajudar as pessoas portadoras de um cancer, moro no Pará. Vou falar arespeito da obesidade, você fez bem continue esse trabalho bonito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn