Currículo , para que?

Desde que voltei ao Brasil, tenho uma dúvida ENORME referente ao currículo. Para que ele serve? Por que pedem? Por que gasto meu tempo colocando todas as informações que creio serem necessárias para que o contratante sinta a necessidade de ter a minha pessoa fazendo parte do seu quadro de funcionários?Faço essas perguntas, pois já enviei currículo para diferentes empresas, todas bem conceituadas, na maioria das vezes houve alguém que indicou e assim me contactaram pedindo o currículo.

Coloquei todas as informações que achei necessária, como ensino superior, cursos/workshops que fiz aqui e lá fora, experiências profissionais, e isso e aquilo e aquele outro.

Desde o ano passado já fui em 6 entrevistas e devo admitir que apenas uma das pessoas que me entrevistou realmente havia lido o meu currículo, todas as outras pessoas, muito discretamente começavam dizendo: “E aí me conta de você, das suas experiências?”, na minha opinião quem começa uma entrevista assim, provavelmente não leu o meu currículo, na maioria das vezes foi exatamente o que ocorreu.

O que me incomoda nessa situação é que quando eu estava do outro lado da mesa, entrevistando candidatos para cargos em uma empresa em que trabalhei, eu lia os currículos, chamava quem tinha o perfil e já fazia perguntas diretas, não ficava enrolando, rindo, conversando sobre outras coisas.

Outro fato importante que notei é que as pessoas elogiam muito todos os cursos e viagens e experiências, mas se sentem ameaçadas e então não te dão a oportunidade.

Agora estou trabalhando, não foi necessário currículo e funcionou melhor. Houve uma época em que euhavia pensado em apagar informações do meu currículo assim quem sabe as pessoas dariam a chance.

A última entrevista em que fui, não sabiam informar quando iria começar o trabalho, quando iria acabar (já que era temporário), quanto seria o salário, qual serio o horário do trabalho, enfim não sabiam informar nada e o meu currículo foi lido na hora, na minha frente.

Em um país civilizado de primeiro mundo, pelo menos os que eu conheço ou que conheço aluém que more por lá, o salário muitas vezes é informado pelo telefone, assim você não perde o seu tempo nem a pessoa que irá te entrevistar.

Então aqui, continua a minha pergunta, aqui no Brasil o currículo serve para que?

(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.