Destino Barcelona – ¡Viva! (Parte I)

Para conhecer Barcelona, nada melhor do que seguir as dicas de Rodrigo Villas Bôas, designer gráfico e artista, que mora em Barcelona e nos dá dicas de locais para conhecer na cidade.

Iniciaremos por Gaudí passando pelo Parque Güell, a Sagrada Família, La Pedrera e Casa Batló. Barcelona e cultura, caminhando lado a lado.

Parque Güellfoi inaugurado em 1922, considerado pela Unesco, “herança mundial”, encomendado a Gaudí por Eusébio Güell, que gostaria de criar um parque, para a aristocracia de Barcelona, em sua propriedade. O Parque contém estruturas de pedra, cerâmica e edifícios fascinantes. Na entrada pode-se ver a “Fuente Dragón”, uma entre tantas obras de Gaudí baseadas na natureza que se encontram no parque. Na parte superior, pode-se ver a cidade de Barcelona. No parque ainda há uma pequena casa, na qual o artista viveu (1906-1926) e atualmente é um museu.

Parque Guell
C/ Larrard 59
08024 Barcelona, Espanha
+34 932 131 011
Como chegar: ônibus –
24 25 / metrô – L3.

La Sagrada Familia – também conhecida como Catedral do Século XX, obra mais famosa de Gaudí. Na Catedral há exposições permanentes e temporárias, Museu, escola, além de lojas. O templo (basílica) típico na forma de cruz latino americana em que o eixo central é ocupado para quatro naves laterais de 7,5m de largura, e uma nave central de 15m de largura, totalizando 45m. O comprimento total do templo é de 95m. O cruzeiro possui duas saídas, uma para a fachada da La Natividad, e outra para a fachada da La Pasión. A nave principal possui saída para a fachada da Gloria, a mais importante de todas e que ainda não está sendo finalizada. As fachadas têm a missão de ilustrar de forma compreensível os mistérios do nascimento, paixão e ressurreição de Jesus Cristo.

La Sagrada Familia
Calle Mallorca 401

08034, Barcelona, Espanha
+
34 93 207 30 31

Como chegar: ônibus – 19, 33, 34, 43, 44, 50, 51, B20, B24, N1, N7 / metrô – L2, L5 (Sagrada Familia).

La Casa Milàedifício residencial mais conhecida como La Pedrera, considerado um dos projetos mais criativos na história da arquitetura, considerado mais uma escultura do que um edifício. A casa é dividida em dois espaços, o Espacio Gaudí que é um museu direcionado para a carreira de Antoni Gaudí, e um espaço onde ocorrem exposições.

La casa Milà

Paseo de Gracia, 92.

Barcelona, Espanha

+ 34 93 484 59 00

Como chegar: ônibus – 7, 16, 17, 22, 24, 28 / metrô – L3, L5 (Passeig de Gràcia o Diagonal).

Casa Batló – há duas obras arquitetônicas de Gaudí que se destacam, La Pedrera e a Casa Batló cuja fachada parece ter sido feita de crânios (sacadas) e ossos (apóiam os pilares). O edifício foi projetado por Gaudi para Josep Batlló, um aristocrata bem sucedido, que viveu no primeiro e segundo andar com a sua família e alugou os outros apartamentos.

Casa Batló

Paseo de Gracia 43

Barcelona, Espanha

+ 34 93 216 03 06

Como chegar: ônibus: 7, 16, 17, 22, 24, 28 / metrô: L2, L3, L4.

No próximo encontro iremos conhecer o parque da Citadella Olímpica, o Mercado da Boqueria, o Museu de Arte Contemporânea (MCBA), o Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB) e o Museu Picasso. Até lá!

Fontes: Tourist Guide Barcelona ; Wikipedia; Temple Expiatori de La Sagrada Familia; Gaudí; Casa Batló; Casa Batllo by Antoni Gaudi;

Aos 30&Alguns, pergunto quais são as suas dicas e aproveito para informar que esse post foi publicado originalmente no blog Nossa Via.

2 comentários

  1. Minha amiga Gyll, casou-se com um espanhol, e ela também recomenda pelo menos dois dos itens citados. Então já há duas boas testemunhas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.