#dicaboa : Entenda as siglas MPs

Há cerca de dez anos atrás houve uma massificação dos tocadores de mídia portáteis, parte desse sucesso se deve ao Ipod que popularizou e inovou criando um mercado digital que disponibilizava acesso a músicas com facilidade.

Os usuários também começaram a digitalizar as suas coleções musicais e utilizaram do formato MP3 de codificação de áudio criado pela Motion Pictures Expert Group que através de técnicas de compressão possibilitavam ao usuário carregar milhares de musicas nos tocadores de mídia.

A partir daí esses dispositivos foram apelidados de tocadores de MP3, embora tecnicamente o MP3 seja um formato de arquivo de áudio o termo é mais usado para descrever o dispositivo que o toca do que o arquivo propriamente dito.

Com o sucesso dos mercados de mídia digitais, inicialmente apenas áudio, surge à necessidade dos consumidores para o vídeo e o mercado respondeu com dispositivos capazes de reprodução do mesmo. Para o vídeo se usou outro formato de codificação chamado MP4 que também foi criado pela Motion Pictures Expert Group.

Novamente o mercado passou a adotar o nome do formato MP4 para identificar os dispositivos que tocavam vídeo e áudio. Com intuito de estimular as vendas e identificar novas funcionalidades nas gerações dos dispositivos os fabricantes e comércio passaram a usar de forma sequência a termologia que era usada para descrever os dispositivos anteriores embora não exista nenhuma padronização dessa termologia.

Segue uma lista que associa a sigla as principais característas das diferentes gerações de dispositivo.

MP3 – Música – formato de compressão de áudio

MP4 – Vídeo – padrão de compressão de vídeo

MP5 – Câmera – tocador de vídeos MP4 com adição de câmera, as versões mais modernas agrega dispositivos como webcam, câmera filmadora, exportação de vídeo para TV e emuladores para videogame 8 bits.

MP6 – Celular – um player MP4 multifuncional, (não existe extensão MP6), apresenta funções como suporte a Bluetooth, Java e GPRS, câmera digital integrada, em alguns casos filmadora, agendas de telefones e de compromissos, acesso a Internet e capacidade de enviar e receber e-mails.

MP7 – Rádio – MP6 com sinais de TV e grava programas da Sky!

MP8 – Jogos

MP9 – TV

MP10 – Dual-SIM

– Não existe arquivo MP8, MP9 ou MP10;

MP11 – Tela de Toque

MP12 – Bluetooth

MP13 – Wi-Fi

MP14 – GPS

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn