A maneira mais fácil de conhecer uma cidade, em minha opinião, é pegando dicas com quem mora no local, partindo desse princípio, essa semana conversei com três cariocas, o fotografo André Arruda; a arquiteta e mãe, Fávia Quintanilha e com o profissional de Marketing, Alexandre Alves.

 

– Qual lugar você indicaria para sair durante o dia?

 

André Arruda: Sair durante o dia… se for sábado e estiver um calor de verão, PRAIA, sem dúvida. Mas Domingo não gosto, enche muito.  Um bom lugar pra almoçar (quem gosta de carne) é o Braseiro da Gávea ou a Caravela do Visconde, em Botafogo. Comida árabe é no sensacional Amir, no Lido. Cinema, sempre, de tarde ou à noite. Vou muito ao Circuito Estação e no Arteplex, ambos em Botafogo.

 

Flávia Quintanilha: Praia do Leblon, bater perna em Ipanema e Leblon, aos domingos passeio na orla do Leblon que fica fechada. Sol da tarde no Baixo Bebê, Café da manhã na confeitaria Rio Lisboa e Talho, Saara, exposições no CCBB, pracinha do Jardim Pernambuco.

 

Alexandre Alves: Uma boa caminhada na pista Cláudio Coutinho na Urca é ótimo! Fica na Praia Vermelha e a vista que se tem ao caminhar é maravilhosa!

 

– Qual lugar você indicaria para sair à noite (pode ser restaurante, teatro, boate,…)?

 

André Arruda: À noite: 00, na Gávea, é lugar civilizado. Baixo Leblon sempre é bom pra fechar a noite ou tomar um chopp sem compromisso. Fosfobox, as sextas, é o ponto pra quem gosta de música eletrônica.

 

Flávia Quintanilha: A única coisa que tenho feito é passear pelo Leblon e comer uma pizza ou Sushi no Zona Sul da Dias Ferreira.

 

Alexandre Alves: Tem um bar chamado Espelunca Chic, que tem outras filiais pelo Rio é ótimo. O de Ipanema fica na Rua Farme de Amoedo, esquina com Barão da Torre. O lugar é bacana, tem um chopp gelado, bons petiscos (recomendo os pastéis e espetinhos) e  o atendimento é bem satisfatório.

 

 

Bairros indicados:

 

Botafogo – Um dos bairros mais tradicionais da cidade, localizado entre as encostas do Corcovado e de Copacabana, com 4,84 km² (112 ruas) é conhecido como corredor de passagem, entre o Centro e a Zona Sul e Barra da Tijuca. População: 212 mil habitantes.

Copacabana – com 80km de praias, conhecido mundialmente, a orla marítima do bairro possui quiosques novos com fraudário/banheiros/chuveiros/guarda-volumes, ciclovia, bicicletários, postos de salvamentos, hotéis, bares e restaurantes.

 

Gávea – bairro situado na zona sul da cidade, próximo ao Leblon e Jardim Botânico, possui vários teatros, restaurantes, bares, o Jockey Club do Rio de Janeiro, Planetário Museu do Universo, casas noturnas, entre outros.

 

Ipanema – bairro onde Vinícius e Tom se inspiraram em Helô Pinheiro e escreveram a famosa canção Garota de Ipanema, conhecida internacionalmente, um dos bairros mais visitados por turistas, com uma vida diurna e noturna movimentada, na praia de Ipanema, na altura do posto nove é comum ao pôr-do-sol ver jovens banhistas em pé, aplaudindo o sol. No bairro ainda encontram-se lojas como Mont Blanc, H. Stern, Louis Vuitton, Ellus Limited, Museu Amsterdam Sauer, entre outras.

 

Leblon – a orla do bairro tem 1,3 km de extensão e é separado de Ipanema pelo Jardim de Alá – canal que liga a lagoa Rodrigo de Freitas ao mar, um dos metros quadrado mais caros do país, o bairro possui excelentes restaurantes, shoppings, bares e lojas.

 

Onde comer:

 

Braseiro da Gávea Praça Santos Dumont, 116 – Gávea – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2239-7494 – www.braseirodagavea.com.br

 

Caravela do Visconde – Rua Visconde de Caravelas, 136 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ – (21) 2266-3128/2286-2486.

 

AmirRua Ronald de Carvalho, 55 – loja C – Copacabana – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2275-5596 e (21) 2275-4488.

 

Confeitaria Rio LisboaAvenida Ataulfo de Paiva 1030 A – Leblon – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2294-1597

 

Talho CapixabaAvenida Ataulfo De Paiva, 1022 Lojas A/B – Rio De Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2512-8760 / (21) 2259-5895 – www.talhocapixaba.com.br

 

Supermercado Zona SulRua Dias Ferreira, 290 Loja A – Leblon – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2259-4699.

 

Onde assistir um filme:

 

Circuito Estação BotafogoRua Voluntária da Pátria, 88 – Botafogo – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2226-1988 – www.estacaovirtual.com

 

Unibanco ArteplexPraia do Botafogo, 316 – Botafogo – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2559-8750 – www.unibancoarteplex.com.br

 

Onde curtir o dia:

 

Praia do LeblonAvenida Delfim Moreira

 

Praia de IpanemaAvenida Vieira Souto

 

Baixo Bebê (o point para a mamãe e o bebê) – Avenida Delfim Moreira, no Posto 12 – www.baixobebeleblon.com.br

 

Saara (centro comercial) – localizado no centro do Rio de Janeiro – www.saarario.com.br

 

CCBB – Centro Cultural Banco do BrasilRua Primeiro de Março, 66 – Centro Rio de Janeiro/ RJ – Tel. (21) 3808-2020 – www.bb.com.br/cultura

 

Onde curtir a noite:

 

00 Cozinha ContemporâneaAvenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea – Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 2540-8041 – www.00site.com.br

 

Baixo Leblon – final do Leblon – Rio de Janeiro/RJ

 

FosfoboxRua Siqueira Campos, 143 – Copacabana – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) – www.fosfobox.com.br

 

Espelunca Chic – Rua Maria Quitéria 46 – Ipanema – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2247-8609 – www.espeluncachic.com.br

Aos 30&Alguns, pergunto quais são as suas dicas e aproveito para informar que esse post foi publicado originalmente no blog Nossa Via.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Discover more from Portal Vida Adulta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading