A circuncisão é um procedimento que ocorre em vários países tanto por razões médicas como culturais. A maioria de cientistas concordam que a cirurgia confere alguma proteção contra infecção e o risco de contrair doenças sexuais. Estudos recentes também mostraram que a circuncisão pode abaixar os riscos de infecção de HIV em até 60% em relação sexual entre homens e mulheres.
Estudos científicos tentando esclarecer o quanto a circuncisão afeta a sensibilidade masculina, foi inconclusiva, porém segundo o jornal British Journal of Urology (BJU) International, pesquisadores concluiram que as cinco áreas mais receptias ao toque, são retiradas durante a cirurgia.
A cirurgia de circuncisão envolve a remoção da pele que cobre a ponta do pênis, conhecido como prepúcio. Morris Sorrells da National Organization of Circumcision Information Resources Center ( seria mais ou menos a Organização Nacional de Centro de Recursos de Informação de Circuncisão) e alguns colegas criaram um “mapa de sensibilidade peniana” , medindo a sensibilidade de 19 locais no pênis de 159 voluntários, dos quais 91 foram circuncidados quando crianças e nenhum havia histórico de disfunção sexual.
Os pesquisadores concluiram que para o pênis circuncidado, a região mais sensível é a cicatriz da circuncisão no lado inferior do membro, já para os não circuncidados, as áreas mais receptivas a pressão eram as cinco regiões normalmente retiradas durante a circuncisão.
Segundo Robert Van Howe, membro da equipe de estudo na Universidade do Estado do Michigan, acredita que os benefícios que a circuncisão oferece não são tão válidos, que valeria mais a pena se os homens escolherem a(o) parceiro sexual com cautela e usarem preservativos, estarão se protegendo contra doenças de forma mais coerente.
Alguns estudos prévios chegaram a conclusão de que a circuncisão pode causar uma mínima, ou nenhuma, diminuição da sensibilidade no pênis, mas Sorrells e seus colegas dizem que tais resultados são duvidosos porque muitos são baseados em relatórios de homens que foram circuncidados para corrigir problemas médicos.
fonte: Live Science