PROGRAMAÇÃO FESTA JUNINA NO MINHOCÃO
01 de julho de 2012 das 12h às 20h
http://programacao.baixocentro.org/festajunina
– Olha a chuva! – É garoa!
– Olha a cobra! – Virou minhoca!
Em uma homenagem a diversidade cultural brasileira, o cinza do Minhocão – cicatriz que corta a região central de São Paulo, já reconhecida como Baixo Centro – dará lugar ao colorido das bandeirinhas e as tradições dos festejos juninos.
A primeira Festa Junina no Minhocão acontecera entre os metros Santa Cecilia e Marechal Deodoro e será um espaço para compartilhar com as pessoas que moram em todas as partes da cidade, muita música, atividades artísticas e expressões culturais que marcam a nossa brasilidade.
Durante o mês de junho foram recebidas e construídas as mais diversas propostas de intervenção, participação e colaboração! O resultado será vivido por todos neste domingo, quando transformaremos o Elevado Costa e Silva em um grande parque junino!
A Festa Junina começará às 12h com muitas brincadeiras, desde a tradicional corrida do saco, passando por releituras criativas como a pescaria Pesque a Cidade e o correio elegante digital Fofoque.me ate uma ação que levará para o Minhocão a história dos alimentos juninos através de exposição artística em mandalas com sementes.
Já a partir das 12h30 os festejos musicais em homenagem ao centário de Luiz Gonzaga serão abertos com a apresentação dos DJs Ivan e Tick, com o projeto Forró em Vinil e do grupo Digão Bráz Jazz Quarteto em um tributo ao Rei do Baião. Às 14h30 um Pandeiraço iniciará o cortejo, convidando todos os presentes ao grande Piquenique Junino Colaborativo. Cada festeiro pode e deve trazer uma gostosura para compartilhar nas toalhas coloridas dispostas sobre o Minhocão.
Fogueira digital, forró, coco, sarau, contação de histórias, poemas, ciranda de roda, cadeia hacker, muito amor nos correios elegantes e barraca do beijo e até um “arraial pra cachorro” irão lembrar ao cidadão paulistano que, sim, o concreto pode ser um terreno fértil para a cultura, para o encontro, para a amizade, para o protesto alegre e coletivo por uma São Paulo ressignificada!
As 18:30h, os festeiros serão os convidados de honra do grande casamento coletivo, que será celebrado com a quadrilha puxada ao som da banda Dona Zaira, encerrando a Festa as 20h.
Também haverá uma ação coordenada pela Cooperglicerio, que fará a reciclagem de todos os resíduos produzidos durante as atividades.
O arraial organizado de forma colaborativa e independente, que não tem conta com participações do poder público ou da iniciativa privada, reflete uma nova forma de olhar a cidade, de pensar a cidade e de construir uma São Paulo mais participativa, alegre, horizontal e democrática.
Ocupe o Minhocão no próximo domingo, pois as ruas além de serem para dançar, são para casar, se encontrar, festejar, celebrar e para dar as mãos para formar um grande túnel junino!
Veja a programação completa abaixo e acesse o site para mais informações sobre cada atividade: http://programacao.baixocentro.org/festajunina
PROGRAMAÇÃO FESTA JUNINA NO MINHOCÃO
LINGUAGEM ATIVIDADE
Artes Integradas Fogueira 2.0
Artes Integradas Sarau do Binho
Artes Integradas Árvores Vivas
Artes visuais Cobertura Fotográfica
Artes visuais Xilogravura
Brincadeira Barraca do Beijo + Correio Elegante
Brincadeira Bola na boca do caipira
Brincadeira Bola na boca do Kassab
Brincadeira Cadeia Hacker
Brincadeira Corrida de saco
Brincadeira Corrida do ovo na colher
Brincadeira Maquiagem junina
Brincadeira Pescaria
Brincadeira Pesque a cidade
Brincadeira Quadrilha
Brincadeira Quadrilha mirim
Brincadeira Rabo do Burro
Brincadeira Tomba lata
Correio Elegante Fofoque-me
Dança Dança Circular
Encontro Arraiá Pra Cachorro
Encontro Piquenique Colaborativo
Encontro Casamento Coletivo
Intervenção Banda Distópica
Intervenção Palhaços caipiras
Intervenção Pandeiraço
Música Acabocaria
Música Baile Junino Gente que Transa
Música Digão Bráz Jazz Quarteto
Música Dj Tudo
Música Trio Dona Zefa
Música Dona Zaira (quinteto)
Música Forró em Vinil – Dj Ivan e Tick
Música Pé de Mulambo
Música Pimenta com Pitú
Música Rabutáio
Música Sambaião
Música Terno Quente
Performance Poema ao vivo e a cores
Teatro/Cena Contação de Histórias
Teatro/Cena Orikerê
Sobre a Festa Junina: a ideia surgiu no grupo do movimento BaixoCentro no Facebook. Depois de algumas discussões, o número de interessados cresceu, criou seu próprio espaço e, hoje, organiza as atividades por meio de um grupo de e-mail com mais de 80 membros, além de encontros presenciais.
Sobre o BaixoCentro: O BaixoCentro é um festival de rua colaborativo, horizontal, independente e autogestionado realizado por uma rede aberta de produtor@s interessad@s em ressignificar a região da capital de São Paulo em torno do Minhocão, que compreende os bairros de Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda e Luz. Com o mote “as ruas são para dançar”, busca estimular a apropriação do espaço público pelo público a quem, de fato, pertence, motivando uma maior interação das pessoas com seus locais de passagem, trabalho ou moradia cotidianos.