Festa Junina no Minhocão em São Paulo

 

PROGRAMAÇÃO FESTA JUNINA NO MINHOCÃO

01 de julho de 2012 das 12h às 20h

http://programacao.baixocentro.org/festajunina

– Olha a chuva! – É garoa!
– Olha a cobra! – Virou minhoca!

Em uma homenagem a diversidade cultural brasileira, o cinza do Minhocão – cicatriz que corta a região central de São Paulo, já reconhecida como Baixo Centro – dará lugar ao colorido das bandeirinhas e as tradições dos festejos juninos.

A primeira Festa Junina no Minhocão acontecera entre os metros Santa Cecilia e Marechal Deodoro e será um espaço para compartilhar com as pessoas que moram em todas as partes da cidade, muita música, atividades artísticas e expressões culturais que marcam a nossa brasilidade.

Durante o mês de junho foram recebidas e construídas as mais diversas propostas de intervenção, participação e colaboração! O resultado será vivido por todos neste domingo, quando transformaremos o Elevado Costa e Silva em um grande parque junino!

A Festa Junina começará às 12h com muitas brincadeiras, desde a tradicional corrida do saco, passando por releituras criativas como a pescaria Pesque a Cidade e o correio elegante digital Fofoque.me ate uma ação que levará para o Minhocão a história dos alimentos juninos através de exposição artística em mandalas com sementes.

Já a partir das 12h30 os festejos musicais em homenagem ao centário de Luiz Gonzaga serão abertos com a apresentação dos DJs Ivan e Tick, com o projeto Forró em Vinil e do grupo Digão Bráz Jazz Quarteto em um tributo ao Rei do Baião. Às 14h30 um Pandeiraço iniciará o cortejo, convidando todos os presentes ao grande Piquenique Junino Colaborativo. Cada festeiro pode e deve trazer uma gostosura para compartilhar nas toalhas coloridas dispostas sobre o Minhocão.

Fogueira digital, forró, coco, sarau, contação de histórias, poemas, ciranda de roda, cadeia hacker, muito amor nos correios elegantes e barraca do beijo e até um “arraial pra cachorro” irão lembrar ao cidadão paulistano que, sim, o concreto pode ser um terreno fértil para a cultura, para o encontro, para a amizade, para o protesto alegre e coletivo por uma São Paulo ressignificada!

As 18:30h, os festeiros serão os convidados de honra do grande casamento coletivo, que será celebrado com a quadrilha puxada ao som da banda Dona Zaira, encerrando a Festa as 20h.

Também haverá uma ação coordenada pela Cooperglicerio, que fará a reciclagem de todos os resíduos produzidos durante as atividades.

O arraial organizado de forma colaborativa e independente, que não tem conta com participações do poder público ou da iniciativa privada, reflete uma nova forma de olhar a cidade, de pensar a cidade e de construir uma São Paulo mais participativa, alegre, horizontal e democrática.

Ocupe o Minhocão no próximo domingo, pois as ruas além de serem para dançar, são para casar, se encontrar, festejar, celebrar e para dar as mãos para formar um grande túnel junino!

Veja a programação completa abaixo e acesse o site para mais informações sobre cada atividade: http://programacao.baixocentro.org/festajunina

PROGRAMAÇÃO FESTA JUNINA NO MINHOCÃO

LINGUAGEM ATIVIDADE

Artes Integradas Fogueira 2.0

Artes Integradas Sarau do Binho

Artes Integradas Árvores Vivas

Artes visuais Cobertura Fotográfica

Artes visuais Xilogravura

Brincadeira Barraca do Beijo + Correio Elegante

Brincadeira Bola na boca do caipira

Brincadeira Bola na boca do Kassab

Brincadeira Cadeia Hacker

Brincadeira Corrida de saco

Brincadeira Corrida do ovo na colher

Brincadeira Maquiagem junina

Brincadeira Pescaria

Brincadeira Pesque a cidade

Brincadeira Quadrilha

Brincadeira Quadrilha mirim

Brincadeira Rabo do Burro

Brincadeira Tomba lata

Correio Elegante Fofoque-me

Dança Dança Circular

Encontro Arraiá Pra Cachorro

Encontro Piquenique Colaborativo

Encontro Casamento Coletivo

Intervenção Banda Distópica

Intervenção Palhaços caipiras

Intervenção Pandeiraço

Música Acabocaria

Música Baile Junino Gente que Transa

Música Digão Bráz Jazz Quarteto

Música Dj Tudo

Música Trio Dona Zefa

Música Dona Zaira (quinteto)

Música Forró em Vinil – Dj Ivan e Tick

Música Pé de Mulambo

Música Pimenta com Pitú

Música Rabutáio

Música Sambaião

Música Terno Quente

Performance Poema ao vivo e a cores

Teatro/Cena Contação de Histórias

Teatro/Cena Orikerê

Sobre a Festa Junina: a ideia surgiu no grupo do movimento BaixoCentro no Facebook. Depois de algumas discussões, o número de interessados cresceu, criou seu próprio espaço e, hoje, organiza as atividades por meio de um grupo de e-mail com mais de 80 membros, além de encontros presenciais.

Sobre o BaixoCentro: O BaixoCentro é um festival de rua colaborativo, horizontal, independente e autogestionado realizado por uma rede aberta de produtor@s interessad@s em ressignificar a região da capital de São Paulo em torno do Minhocão, que compreende os bairros de Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda e Luz. Com o mote “as ruas são para dançar”, busca estimular a apropriação do espaço público pelo público a quem, de fato, pertence, motivando uma maior interação das pessoas com seus locais de passagem, trabalho ou moradia cotidianos.

Curta nossa página 😉

One thought on “Festa Junina no Minhocão em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn